Dia da alimentação – Os desafios para a construção de um futuro sem fome
A celebração do Dia da Alimentação é um chamado à promoção de ações e de reflexões sobre como construir um mundo sem fome no presente e no futuro. Conheça práticas que ajudam nessa missão.
Segundo previsões da Organização das Nações Unidas, a ONU, em 2050 a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas – um número que apresenta diversos desafios às estruturas sociais do planeta. No que diz respeito à alimentação, a questão que se impõe é "como produzir comida suficiente para atender a toda essa demanda garantindo proteção ambiental e segurança alimentar para todas as pessoas?".
Neste conteúdo especial sobre o Dia da Alimentação, reunimos pontos importantes que ajudam nessa reflexão. No artigo, você vai entender:
- a importância do Dia da Alimentação;
- os desafios globais da produção e do acesso aos alimentos hoje e no futuro;
- quais práticas ajudam a atender a demanda mundial por alimentos de forma responsável e sustentável;
- como a Yara Brasil está cooperando para a construção de um futuro sem fome.
Qual a importância do Dia da Alimentação?
Celebrado em 16 de outubro, data que relembra a fundação da FAO (União das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a instituição do Dia Mundial da Alimentação está ancorado em quatro pilares:
- melhor nutrição para as pessoas;
- melhor produção de alimentos;
- melhor ambiente;
- melhor qualidade de vida.
E a comemoração dessa data tem grande importância porque, além de impulsionar ações de combate à fome e à insegurança alimentar no presente, convida à reflexão sobre como transformar os processos de produção e distribuição de alimentos para construir um futuro mais sustentável ecologicamente e com acesso igualitário à comida.
Quais são os desafios globais da produção e do acesso aos alimentos?
Produzir e distribuir comida para bilhões de pessoas, sem sobrecarregar o meio ambiente, e garantindo igualdade de acesso à comida é um dos grandes desafios do futuro, mas também do presente. O relatório “Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo de 2023”, publicado pela ONU em julho, mostra que a fome afeta quase 10% da população mundial e que 2,4 bilhões de pessoas do planeta vivem em insegurança alimentar.
As razões para esses números alarmantes são diversas e envolvem:
- a grande desigualdade social e de acesso aos alimentos nas diferentes partes do mundo;
- a alta porcentagem de despedício de comida em todo o planeta, que varia de 30 a 50% de tudo o que é produzido e aumenta quando se consideram os alimentos consumidos frescos;
- as mudanças climáticas, que hoje já afetam a produção de alimentos, e que afetarão ainda mais a produção e a diversidade de alimentos cultivados em cada região do planeta.
Quais práticas ajudam a atender a demanda mundial por alimentos de forma responsável e sustentável?
Para vencer a guerra contra a fome e a insegurança alimentar agora e no futuro, há algumas ações que podem promover acesso mais justo aos alimentos de forma responsável e com respeito ao meio ambiente:
Mudança na cadeia de produção e consumo de alimentos
Quando falamos em combate à fome, é preciso considerar toda a cadeia de produção, do campo à mesa do consumidor. E para a construção de um futuro com acesso mais igualitário aos alimentos é necessário um olhar apurado para as formas como produzimos e consumimos a comida, evitando desperdícios de insumos e alimentos.
Para uma produção mais eficiente e também mais sustentável no longo prazo, as energias renováveis e a geração de biocombustíveis são apostas para a descarbonização de todo o sistema de produção de alimentos, do cultivo à industrialização, da venda ao consumo.
Respeito e proteção ao meio ambiente
"Como produzir alimentos e mudar a cadeia priorizando a natureza?" Essa é outra questão que deve nortear as reflexões no Dia Mundial da Alimentação, pois ela é fundamental para a construção de um mundo sem fome e sem insegurança alimentar.
A alimentação depende da agricultura, e a agricultura precisa de recursos naturais. Por isso, é essencial buscar formas de produção mais sustentáveis e eficientes, que viabilizem cultivar e produzir mais sem precisar sobrecarregar o meio ambiente.
Pesquisas como as aplicadas no desenvolvimento dos fertilizantes nitrogenados, ajudam as plantas a absorverem melhor os nutrientes, favorecendo a maior produtividade, priorizando o melhor uso de recursos, a saúde do solo e a biodiversidade da natureza.
Aplicação de alta tecnologia
A modernização revolucionou as formas de produzir alimentos e isso é uma tendência que vai continuar se fortalecendo. Por isso, as novas tecnologias de precisão serão parceiras para aumentar os índices de produtividade das culturas com responsabilidade, contribuindo para mais alimentos em uma mesma área, sem necessidade de expandir novas terras.
Essas ferramentas digitais ainda geram agilidade e bem-estar aos agricultores, impactando o crescimento da economia dos países.
Como a Yara Brasil está cooperando para a construção de um futuro sem fome?
A Yara acredita que fomentar uma sociedade colaborativa é o caminho para um mundo sem fome, com os recursos naturais respeitados. Por isso, investe continuamente no conhecimento agronômico para difundir as melhores práticas de cultivo de alimentos e desenvolver fertilizantes e soluções digitais cada vez mais eficientes, que causem o menor impacto possível no meio ambiente e que geram resultados melhores para os agricultores e toda a sociedade.
Como consequência dessa forma de pensar e atuar, no Brasil, a Yara já doou mais de 1.200 toneladas de alimentos, para mais de 300 mil famílias em vulnerabilidade social, sendo parte dessa doação hortifrútis comprados de 17 mil pequenos produtores rurais do país.
São apoios como esse, baseados na segurança alimentar e na agricultura inclusiva, que ajudam a garantir a alimentação de milhares de vidas e saúde pública de qualidade.
Conheça as ações de responsabilidade social da Yara Brasil e saiba mais sobre aquilo que a empresa faz para construir um mundo sem fome no presente e no futuro.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos