A importância das leguminosas na alimentação mundial
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
Desde 2018, comemoramos o Dia Mundial das Leguminosas. A data, proclamada pela ONU, visa reforçar a contribuição que esse grupo de alimentos têm para sistemas sustentáveis na agricultura e na alimentação. Mas você sabe o que são as leguminosas, afinal? Vamos explicar tudo neste texto.
O que são as leguminosas?
As leguminosas (ou fabáceas) pertencem a uma família de plantas, muito características por formarem frutos do tipo vagem, podendo ser plantas herbáceas de ciclo anual ou perene ou trepadeiras. Como principais exemplos, podemos citar a soja, o feijão, a ervilha, o amendoim e o grão-de-bico, a ervilhaca, trevos forrageiros, a acácia, entre muitas outras espécies.
Benefícios na alimentação
Este grupo alimentar conta com muitos nutrientes e um alto teor de proteína, essenciais para a alimentação e saúde humana, inclusive para quem tem pouco acesso à carne e aos laticínios. São muito importantes também para a alimentação animal, quer seja via grãos para fabricação de rações, quer seja por consumo direto como forragem. É por isso que as leguminosas têm um papel de destaque no combate à fome e pobreza, contribuindo para a segurança alimentar ao redor do mundo.
Acesse nossas plataformas e conheça as soluções nutricionais completas
Agricultura e sustentabilidade
As leguminosas colaboram com a biodiversidade e fertilidade do solo e com a mitigação das mudanças climáticas. Isso se deve à capacidade de associação com bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico, que realiza um aporte de nitrogênio significativo nos sistemas de produção a um custo muito baixo. Também auxiliam no controle de pragas e doenças como componentes do sistema de rotação de culturas, o que gera menor custos aos agricultores e, claro, uma estabilidade econômica às famílias do agro, já que são cultivadas para a comercialização e o consumo próprio.
Muito além de grãos coloridos e saborosos, as leguminosas são valiosas aliadas à nutrição da população e ao futuro do planeta.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos