1920-1939
A proximidade com o mercado
Herøya, perto Porgsrunn, é onde o rio Tinnelv, que atravessa Rjukan e Notodden, encontra o fiorde de Oslo. No início de 1928, havia apenas algumas pequenas fazendas ali e muitas lebres, que provavelmente deram a Herøya o seu nome.
Linha de vida
A distância de Rjukan, no Alto Telemark, até Herøya, no Baixo Telemark, é pouco menos de 160 km em linha reta. A ligação ferroviária de Rjukan para Notodden e depois para Herøya precisava ser mais longa. E ela fez jus ao nome: a linha de vida da Norsk Hydro.
A grande depressão
A década de 1920 foi de anos difíceis e a seguinte foi ainda mais árdua. Mas, para entender como a Hydro conseguiu passar pela grande depressão, primeiro precisamos voltar à década de 1920.
Conflito do trabalho
A década de 1920 e o início da década de 1930 foram repletas de tensão política e, às vezes, conflitos trabalhistas graves. O ponto mais baixo foi em 1931, durante a depressão, quando as empresas foram forçadas a reduzir os custos de produção.
Férias no litoral da Hydro
Em 1939, a Hydro adquiriu terras à beira-mar, no Baixo Telemark, para proporcionar aos seus funcionários oportunidades de recreação ao ar livre. A área é hoje conhecida como praia de Hydrostrand Hydro e tem 80 cabanas.