1900-1905
À beira da fome
Ano após ano, a terra foi se tornando menos capaz de fornecer alimentos suficientes para suprir o aumento da população. As preocupações cresceram na Europa, Ásia, Austrália e América no início do século 20, alimentadas pelo químico inglês William Crookes, que, em seu famoso discurso em 1898, disse: “a Inglaterra e todas as nações civilizadas estão correndo um perigo mortal de não ter o suficiente para comer”.
Dias de inverno explosivos
O professor Kristian Birkeland era um homem entusiasmado. Ele pretendia levantar os fundos que precisava para a sua pesquisa através de invenções. Em 1901, ele começou o trabalho que culminaria no desenvolvimento do canhão elétrico.
Um projeto de calibre
A visão de uma indústria de fertilizantes na Noruega tinha que ser baseada em experiências e ensaios em escala real, além de resultados que atraíssem os investidores sérios.
Um novo dia de trabalho
A fundação da Norsk Hydro deveria ter ocorrido antes, mas esses eram homens ocupados, que precisavam encontrar tempo para se reunir. A papelada foi finalmente assinada em 2 de dezembro de 1905, no escritório de Sam Eyde, na Christiania (atual Oslo).
Um pouco da Noruega
1905 foi o ano que a Noruega, um dos países mais pobres da Europa, deu um passo para sair da união com a Suécia e seguiu adiante para demonstrar sua força de nação independente.
Três homens notáveis
Kristian Birkeland, Sam Eyde e Marcus Wallenberg são considerados os fundadores da Hydros. Cada um era uma pessoa de estatura incomum. A decisão de juntar forças em um momento histórico foi uma coincidência singular e bem-afortunada.