Relatório de Transparência Salarial
RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA E IGUALDADE SALARIAL DE MULHERES E HOMENS - 2º SEMESTRE 2024
A Yara Fertilizantes, em atendimento a Lei nº 14.611, de 03.07.2023, regulamentada pelo Decreto-Lei nº11.795, de 23 de novembro de 2023 e Portaria Ministério do Trabalho e Emprego nº. 3.714, de 24 de novembro de 2023, disponibiliza através desse link abaixo os Relatórios das Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 2º Semestre 2024, elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base nos dados de janeiro a dezembro de 2023. Os relatórios são divididos por filiais com 100 (cem) ou mais empregados(as).
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA E IGUALDADE SALARIAL ELABORADO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - 2º SEMESTRE 2024
A Yara Brasil reconhece a importância da Lei de Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/2023) e a necessidade da adoção de medidas efetivas em prol da equidade de gênero, diversidade e inclusão em toda a sua extensão. O Relatório de Transparência é um passo muito importante e necessário em direção à equidade salarial e de carreira.
Na Yara, acreditamos que criar um ambiente inclusivo e diversificado é a atitude correta e alinhada aos valores da nossa empresa. Muito antes da publicação da lei, a Yara tem trabalhado ao longo dos últimos anos em diversas iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, e em específico sobre a perspectiva de gênero e raça, tais como os programas Mulheres na Agronomia, Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras, Mulheres na Manutenção (Rio Grande e Cubatão), Mulheres na Operação (Uberaba), comunidades de afinidade voltadas para os diferentes recortes de diversidade (gênero, raça e etnia, gerações, comunidades LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência), entre outros.
Em atendimento a lei, a Yara disponibiliza os Relatórios das Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 2º Semestre 2024, elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e divididos por filiais com 100 (cem) ou mais empregados(as), porém, desde já esclarece que tal como preparados, os relatórios apresentam alguns pontos de atenção que certamente distorcem os resultados apresentados. São eles: (i.) (Classificação Brasileira de Ocupações) não necessariamente reflete a realidade e dinâmica das estruturas de cargos da Yara, pois agrupa profissionais de cargos e senioridades diferentes que não são comparáveis entre si; (ii.) o Relatório não contempla as hipóteses de diferenças salariais justificáveis sob o artigo 461 da CLT; e (iii.) o Relatório reflete informações de 2023 que, portanto, podem não refletir a realidade atual da empresa. A Yara ainda está apurando e estudando o impacto desses fatores para poder trabalhar de forma precisa nas suas ações.
A Yara Brasil reforça o seu compromisso com a jornada da equidade de gênero, diversidade e com as iniciativas institucionais para promoção da igualdade salarial sem discriminação de qualquer natureza.