Varda, startup de tecnologia agrícola da Yara, marca presença na Agrishow
Ribeirão Preto, 29 de abril de 2024 – A startup de tecnologia agrícola Varda, fundada pela Yara International, está de volta à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A proposta da iniciativa, lançada no Brasil durante a edição passada da feira, é viabilizar o compartilhamento de dados coletados em campo e, assim, colaborar para acelerar a transição para um sistema alimentar positivo para a natureza. Um ano após sua chegada ao Brasil, a empresa já conta com importantes parceiros nessa jornada, como Belagrícola, BTG Pactual, Farmie, GreenData, Hemav, IMBR Agro, Smart Sensing, além da recente parceria firmada com a Embrapa.
“Temos o desafio global de promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que precisamos produzir mais alimentos. Varda tem atuado para impulsionar soluções colaborativas, possibilitando a união dos elos produtivos para avançarmos na chamada agenda verde”, destaca Deise Dallanora, líder da iniciativa para o Brasil e América Latina. “São mais do que parcerias comerciais. Estamos juntos no compromisso com o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, determinados a impulsionar a produtividade e eficiência no campo, beneficiando toda a comunidade agrícola”, completa.
A premissa de Varda é estabelecer um ambiente no qual todas as ferramentas digitais podem se integrar perfeitamente através da ferramenta “Global FieldID”. Essa solução digital fornece uma linguagem geoespacial padrão, com identificador único para cada talhão agrícola. A integração entre parceiro e Varda visa promover uma colaboração fluida e eficaz para facilitar a interoperabilidade entre sistemas, resultando em maior agilidade no campo e no escritório e no aprimoramento da eficiência operacional nos agentes produtivos do agronegócio.
Além dessa maior interoperabilidade, a tecnologia permite uma melhor rastreabilidade do produto final, o acompanhamento histórico de práticas agrícolas nas propriedades rurais, o monitoramento de atividades de desmatamento e, inclusive, a colaboração direta com o mercado de créditos de carbono, beneficiando o produtor que utilizar práticas de agricultura regenerativa, evitando, por exemplo, a duplicidade na emissão de créditos.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.
Informações para a imprensa
InPress Porter Novelli