Releases corporativos

Yara leva ao Congresso Brasileiro do Algodão tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir a pegada de carbono na cotonicultura

September 03, 2024

YaraLiva NITRABOR e YaraAmplix BIOTRAC são os principais destaques da empresa no evento.


Fortaleza, 03 de setembro de 2024 -
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, marca presença no Congresso Brasileiro do Algodão, maior evento da cotonicultura nacional, que acontece de 03 a 05 de setembro, em Fortaleza (CE). A companhia apresenta dois lançamentos que visam o aumento do patamar de produtividade e a sustentabilidade na cultura.

O principal destaque da empresa é o YaraLiva NITRABOR, uma solução com cálcio extremamente solúvel que visa melhorar o fornecimento do nutriente para a planta, e, com isso, elevar seu patamar de produtividade, com a maior fixação das estruturas reprodutivas. O produto também contém boro solúvel, que no mesmo grânulo que o cálcio promove sinergias significativas na nutrição da planta, favorecendo ainda mais a retenção de flores e frutos; assim como nitrogênio nítrico, que não acidifica a rizosfera das plantas de algodão, favorecendo seu crescimento e propiciando maior absorção de água e nutrientes.

Outra novidade é o YaraAmplix BIOTRAC, que une nutrientes e matriz orgânica para promover o melhor estado nutricional e fisiológico do algodoeiro, diminuindo os impactos dos estresses que ocorrem ao longo da safra, e, consequentemente, aumentando a produtividade. Os produtos fortalecem o Programa Nutricional MaisFibra da Yara, personalizado para a cultura e que atua desde o plantio até a colheita do algodão.

Embora a cotonicultura brasileira já figure como referência mundial em produtividade, as inovações apresentadas pela Yara no Congresso permitirão que os produtores elevem ainda mais o patamar produtivo de suas lavouras, empregando as tecnologias mais avançadas em termos de qualidade nutricional e fisiológica para a cultura. Outro fator importante que abordaremos no evento é a sustentabilidade. Mais que 55% da pegada de carbono da produção de algodão advém dos fertilizantes. A Yara está comprometida com o desenvolvimento de soluções que reduzam a pegada de carbono, com isso temos pesquisas que mostram a redução de 19% utilizando nossas soluções, e com novas tecnologias em vista com o potencial de reduzir 29%”, afirma Diego Pelizari, Especialista Agronômico da Yara Brasil.

Agoro Carbon Alliance

A Agoro Carbon Alliance, negócio da Yara International com foco em capacitar e incentivar produtores a implementar práticas agrícolas regenerativas para aumentar o sequestro de carbono, também estará presente no Congresso na Algodão. No Brasil, a Agoro Carbon está em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e expandindo para regiões adjacentes. O principal foco do programa é o produtor e ele recebe todo suporte técnico e expertise agronômica para a implementação de ações sustentáveis que ajudam a armazenar carbono no solo.

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização. 

 

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli

yara@inpresspni.com.br