Releases corporativos

Yara fortalece cadeia de valor do café com avanços na descarbonização do grão

November 14, 2024

Foco na sustentabilidade e na adoção de práticas agrícolas eficientes são os temas centrais da empresa durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, marca presença na Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do setor, que acontece entre 20 e 22 de novembro na ExpoMinas, em Belo Horizonte, MG. A sustentabilidade e a adoção de práticas agrícolas eficientes serão os temas centrais que executivos e especialistas em café da empresa levarão para o evento.

Referência mundial em qualidade e sabor, o café é uma cultura estratégica para Yara, que promove estudos constantes e traz inovações para que o produtor agregue ainda mais valor ao grão com soluções sustentáveis que proporcionem não apenas qualidade e rentabilidade, mas também colaborem para a redução da emissão de gases do efeito estufa e da pegada de carbono.

“A cultura o café é de extrema importância para a Yara. Para essa edição da SIC, vamos mostrar o trabalho feito ao longo dos anos focado em pesquisa, inovação e sustentabilidade”, diz Vinícius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil. “O evento também é uma ótima oportunidade para ressaltar a necessidade de uma atuação conjunta entre os diversos elos da cadeia produtiva para que o café brasileiro se mantenha como referência em sabor, qualidade e agora também em sustentabilidade”.

Cooxupé

E é com esse foco que na SIC a Yara promove o painel “Revolução Verde: Exemplos da Nova Economia Sustentável”, com a participação de Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil, Carlos Augusto Rodrigues de Mello, presidente da Cooxupé, e Silvia Pizzol, diretora do Cecafé. O encontro aborda importância da sustentabilidade e inovação no setor cafeeiro, com foco em práticas de baixa emissão de carbono e o uso de fertilizantes de menor pegada.

Yara e Cooxupé, no início do mês, aliás, deram um passo importante ao oferecer para um grupo de produtores o primeiro lote do fertilizante lower carbon, insumo nitrogenado feito a partir de matriz renovável, com uma redução de até 90% em sua pegada de carbono. A aplicação desse fertilizante tem um impacto esperado de até 40% de redução da pegada de carbono do grão de café. Para essa parceria, anunciada na própria SIC em 2022, o presidente da Yara fará, ao final do painel, a entrega de placa simbólica ao presidente da Cooxupé, como parte do compromisso firmado de fornecimento de fertilizante de menor pegada de carbono.

NossoCafé

Assim como nas edições anteriores da SIC, a Yara fará o anúncio dos campeões do concurso NossoCafé nas categorias “Café Natural” e “Café Descascado”. Nesta oitava edição, o concurso, de forma inédita, realizou etapas prévias e elegeu ganhadores em quatro regiões diferentes do país, totalizando oito vencedores. Esse grupo terá a oportunidade de participar da “Mesa de Prova”, no estande da BSCA, e ter o café avaliado por especialistas convidados, empresas e torrefadoras.

Matas de Minas & Espírito Santo

  • Categoria Cereja Descascado: Ercilei José de Oliveira
  • Categoria Natural: Renato Barroso de Assumpção

Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista

  • Categoria Cereja Descascado: Bioma Café
  • Categoria Natural: Bioma Café

Sul de Minas e São Paulo

  • Categoria Cereja Descascado: João Newton Reis Teixeira
  • Categoria Natural: Sebastião Daniel da Silva

Paraná e Sul de São Paulo

  • Categoria Cereja Descascado: Pedro Alves de Souza
  • Categoria Natural: Sirlene Soares dos Santos Souza

Champer

Além de anunciar o vencedor nacional, o concurso NossoCafé também vai reconhecer o produtor mais sustentável. Para isso, os oito finalistas compartilharam dados das suas respectivas fazendas e que foram analisados pela plataforma “Champer”, solução digital lançada pela Yara em 2024 simultaneamente no Brasil e na Colômbia. A plataforma mensura a sustentabilidade na produção do café, reunindo e analisando informações do campo que permitem o acompanhamento de diversos indicadores, como os de produtividade e de práticas de agricultura regenerativa.

Palestras agronômicas

Em complemento as ativações na SIC, a Yara participa também de palestra técnicas, abordando questões como a importância do uso da fertirrigação como forma de redução de impactos gerados por estresse abiótico, o crescente uso de fertilizantes de matriz orgânica e também de insumos de menor pegada de carbono.

Agenda Yara na SIC

21/11 – Quinta-feira

  • 11h às 12h – Arena dos Baristas (BSCA) - Premiação NossoCafé
  • 14h30 às 15h45 – Sala Conexão – Painel “Revolução Verde: Exemplos da Nova Economia Sustentável”, com Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil, Carlos Augusto Rodrigues de Mello, presidente da Cooxupé, e Silvia Pizzol, diretora do Cecafé
  • 16h às 16h30 – Arena Inovação – Palestra “Tecnologia de fertilizantes verdes” com Francielle Bertotto, Gerente Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade da Yara

22/11 – Sexta-feira

  • 10h30 às 11h – Arena Inovação – Palestra “Tecnologia de fontes de fertilizantes na produção de café robusta de alta performance”, com André Siqueira, Especialista em desenvolvimento de mercado da Yara Brasil
  • 13h às 13h30 – Arena Inovação - Uso de bioestimulantes (biofertilizantes) para uma cafeicultura adaptada às mudanças climáticas, com Vinicius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

 

Informações para a imprensa na SIC

Silvio Moura – (11) 95377-1437

yara@inpresspni.com.br