Yara destaca a importância de formar equipes que representem a diversidade da sociedade no 5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Olaf Hektoen, presidente da empresa, participou da programação no painel “Eles por Elas” e ressaltou a colaboração entre todos para alcançar resultados transformadores
O último dia do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) trouxe para o debate a importância do movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade. A iniciativa, promovida pela ONU Mulheres pela igualdade de gênero, é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingirem seu potencial.
Olaf Hektoen, presidente da Yara Brasil, esteve presente na mesa redonda que debateu o tema e ressaltou a necessidade de aumentar cada vez mais a presença feminina dentro da empresa. “Atualmente, temos 25% dos cargos de liderança da Yara representados por mulheres e queremos que esse índice chegue a 50% nos próximos anos”, afirma.
O executivo também falou da necessidade de ampliar o trabalho em conjunto entre homens e mulheres para alcançar resultados transformadores. “Homens e mulheres têm características muito distintas, e é justamente a soma dessas diferenças que nos leva a desenvolver projetos mais inovadores. Somos complementares – e jamais seremos capazes de oferecer soluções adequadas ao nosso cliente se não tivermos uma equipe que reflita a diversidade da sociedade”, explica.
Hektoen também destacou a oportunidade de alcançar um futuro melhor por meio de mais ações de diversidade e inclusão nas empresas. Como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, que orientam as empresas a adaptar as políticas existentes ou criar práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, a Yara investe fortemente no empoderamento das mulheres. Há grupos de discussão e mentoria para formação de lideranças femininas, além do relacionamento diário com produtoras de todo o País e outras iniciativas que fomentam essa jornada de transformação.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.