Yara assina acordo para compra da Vale Cubatão Fertilizantes
A aquisição irá posicionar a Yara como produtora de nitrogênio no Brasil, fortalecendo sua estratégia de produção e complementando sua atual posição na distribuição.
São Paulo (SP), 17/11/2017 – A Yara assinou um acordo para adquirir a Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., em Cubatão (SP), reforçando sua relevância no mercado de fertilizantes e visando seu crescimento no segmento industrial. A transação, de USD 255 milhões, será paga com recursos próprios. O acordo está sujeito à aprovação das autoridades concorrenciais, a outras aprovações regulatórias e também ao não exercício do direito de preferência de terceiro até final de 2017. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre de 2018.
Segundo o VP Executivo da Yara International e presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, a aquisição faz parte do plano de crescimento de longo prazo da Yara no País. “Com mais esse aporte, que inclui também a produção de nitrogenados, a Yara aumenta sua presença na produção nacional e passa a disponibilizar um portfólio ainda mais completo e adequado às demandas dos agricultores brasileiros e clientes industriais. Além disso, também faz parte da nossa estratégia, o crescimento, no Brasil, em soluções industriais, as quais possuem um amplo portfólio, tendo a Europa como o principal consumidor. Com esta aquisição, estamos ampliando nossa atuação também no mercado brasileiro, oferecendo soluções mais completas para nossos clientes”, afirma Hanzen.
A negociação inclui um robusto complexo de nitrogênio e fosfatos com uma capacidade de produção anual de aproximadamente 200 mil toneladas de amônia, 600 mil toneladas de nitratos (divididos entre o segmento de fertilizantes e industrial) e 980 mil toneladas de fertilizantes fosfatados. O complexo emprega aproximadamente 970 funcionários permanentes e 930 contratados.
Em 2016, o complexo de Cubatão comercializou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de nitrogênio e produtos fosfatados (2,5 milhões de toneladas incluindo CO2 e outros produtos intermediários), gerando uma receita líquida de USD 413 milhões e um EBITDA de USD 30 milhões. A receita líquida de 2015 e o EBITDA foram, respectivamente, de USD 532 milhões e USD 89 milhões.
A Yara planeja fazer investimentos de aproximadamente USD 80 milhões até 2020, a fim de materializar sinergias anuais de USD 25 milhões através de uma combinação de otimização de custo, ativos e portfólio de produtos.
“Yara e Galvani produzem atualmente em torno de 2 milhões de toneladas de fertilizantes e, com a aquisição deste ativo, iremos somar mais 1 milhão, totalizando 3 milhões de toneladas de produção de fertilizantes no País. Já no segmento de soluções industriais, que contempla produtos para indústrias como as de alimentos, papel e celulose, mineração, soluções ambientais entre outras, duplicaremos nossa capacidade de produção e comercialização passando de 500 mil para 1 milhão de toneladas”, afirma Hanzen.
“A Yara está investindo forte no Brasil. Além da aquisição da Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., estamos avançando no projeto de mineração e produção de Serra do Salitre (MG), duplicando o parque fabril de Rio Grande (RS), e construindo a nossa primeira unidade de fertilizantes foliares no País, em Sumaré (SP). Agora vamos focar na otimização destas operações”, explica o presidente da Yara Brasil.
Esta aquisição evidencia o comprometimento da empresa com o agronegócio e o mercado brasileiros. Além dos aportes em andamento, nos últimos anos a Yara investiu aproximadamente US$ 1,5 bilhão no País, com a aquisição da Bunge Fertilizantes (2013), a joint venture com a Galvani (2014), a construção e revitalização das unidades industriais de mistura mais modernas do Brasil, em Sumaré (SP) e em Porto Alegre (RS), e as obras do complexo industrial de Rio Grande.
Sobre Yara
O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara tornam os negócios dos agricultores, distribuidores e clientes industriais mais rentáveis e responsáveis, protegendo, ao mesmo tempo, os alimentos e o meio ambiente.
Nossos fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias aumentam os rendimentos da lavoura, melhoram a qualidade do produto final e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e de veículos de transporte, servindo como ingredientes-chave para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Estimulamos uma cultura que promove a segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e das comunidades em que atuamos.
Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.
Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares, líquidos e NPK no grânulo – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes e incluem ofertas de nutrição animal. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.
Yara no Brasil
. Nas 3 fábricas no País, duas delas em Rio Grande (RS) e uma em Ponta Grossa (PR), produz 1 milhão de toneladas de fosfatados e NPK no grânulo.
. Nos complexos industriais de Paulínia (SP) e Luís Eduardo Magalhães (BA), ambos joint venture com a Galvani, a produção é de fosfatados, com capacidade total de cerca de 1 milhão de toneladas por ano.
. 24 unidades misturadoras e um centro de distribuição, localizados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santos, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraná.
. 5 mil colaboradores no Brasil.
|
Mais informações
www.yarabrasil.com.br
http://www.facebook.com/YaraBrasilOficial
http://twitter.com/YaraBrOficial
https://www.youtube.com/user/YaraBrasilOficial
Informações para imprensa
Grupo CDI – Comunicação e Marketing
Cláudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br
Flávia Tavares (11) 3817-7915 – flavia@cdicom.com.br
Lenita Aquilino (11) 3817-7962– lenita@cdicom.com.br
William Gimenes (11) 3817-7910 – william@cdicom.com.br