Yara doa para instituição de preservação ferroviária locomotiva pioneira no Brasil
Modelo de motor diesel-elétrico, fabricado em 1948, será restaurado pela Sorocabana para ser utilizado na rota turística/cultural entre as cidades paulistas de Sorocaba e Votorantim
Uma das pioneiras locomotivas diesel-elétricas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), fabricada em 1948, será preservada pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba (SP). O modelo General Electric E 44 toneladas, nº 3002, estava parado no Complexo Industrial Yara Cubatão e, em breve, será utilizado no trem turístico/cultural dos Operários, que liga os municípios paulistas de Sorocaba e Votorantim.
Esta será a primeira locomotiva diesel-elétrica preservada em museu ferroviário dinâmico do País, assegurando a preservação de parcela importante da memória ferroviária brasileira. A Sorocabana agradece especialmente o vice-presidente de Produção da Yara, Leonardo Silva, que esteve diretamente envolvido nas conversas, e a todos os colaboradores de diferentes áreas da empresa que atuaram para que a doação e o transporte fossem concretizados.
“Preservar a história ferroviária nacional é destacar para as futuras gerações a importância de se investir, cada vez mais, no transporte sobre trilhos. Por isso, é motivo de orgulho para nós da Yara colaborar para que essa locomotiva, que representa um marco na Estrada de Ferro Sorocabana, volte a operar em breve”, explica Silva.
Início das máquinas a diesel em São Paulo
A aquisição remonta ao ano de 1945, época de início da operação das máquinas a diesel na Estrada de Ferro Sorocabana. Com o aumento no tráfego de vagões na ferrovia, houve a necessidade de contar com opções mais robustas de tração, como a tecnologia diesel-elétrica.
Conhecidas como GE/Caterpillar, em referência aos dois motores Caterpillar D-17000 que davam força ao transporte, as 10 locomotivas adquiridas pela Estrada de Ferro Sorocabana inicialmente destinavam-se ao setor Cantareira, na Grande São Paulo. Porém, foram de fato utilizadas na substituição das antigas locomotivas a vapor nos serviços de manobras em geral da ferrovia. Primeiro na Grande São Paulo, depois em toda a malha da Estrada de Ferro Sorocabana. Com 380 HP de tração, também foram empregadas na tração de trens leves.
Nos anos 1970, com a formação da Fepasa - Ferrovia Paulista S/A, sucessora da Estrada de Ferro Sorocabana, a locomotiva nº 3002 passou a ser utilizada nos serviços de manobra da oficina de Campinas (SP), recebendo pintura diferenciada para tal. Anos depois, passou a ser utilizada no terminal ferroviário que atualmente integra o Complexo Industrial Yara Cubatão. Mesmo desativada há cerca de uma década, a empresa procurou preservar a locomotiva já com o objetivo de concretizar a doação.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.