Colaboradores da Yara em Cubatão criam horta comunitária a partir de materiais recicláveis
Ideia, que partiu de quatro amigos, já envolveu demais colegas que aguardam para começar a levar para a casa temperos, legumes e verduras fresquinhas
Uma ideia simples que movimentou colaboradores da Unidade 3 do Complexo Industrial da Yara em Cubatão (SP) começará em breve a oferecer, de forma gratuita, alimentos saudáveis a alguns colegas da unidade e seus familiares. Com o propósito de criar um ambiente de trabalho mais agradável a todos, quatro amigos que atuam na área de manutenção se uniram para criar uma pequena horta caseira e comunitária próxima da oficina de Caldeiraria e Solda. Os soldadores Zoroastro Marinho e Jonathan Santos, o caldeireiro Ari Bispo e o supervisor de Caldeiraria Jailton Marques juntaram telhas usadas e materiais recicláveis para receber a terra e plantar sementes de abóbora, abobrinha, cebolinha, pimentas e alface.
"A nossa empresa é uma das maiores responsáveis por distribuir fertilizantes em todo o mundo, garantindo um cultivo de qualidade e, com a horta, nós podemos aprender a plantar e cultivar alimentos, além de transformar o ambiente, deixando-o mais leve e bonito”, afirma Santos.
''Tenho um grande orgulho em fazer parte desta história em ter um lugar onde eu posso cuidar e sentir cada planta crescendo", destaca Marinho. ''Sempre gostei de estar envolvido em meio à natureza e, quando surgiu a oportunidade, não perdi tempo e me prontifiquei a ajudar. É algo que me faz bem cultivar as sementes e ver os resultados aparecendo, sem contar que todo mundo que passa elogia o nosso carinho com a horta'', explica Bispo.
A horta também despertou o interesse de outros colegas. "Atualmente, há um grande orgulho por parte de todos em mostrar o local de trabalho. Nosso sonho é, quando as nossas famílias vierem visitar a unidade, leva-las até a nossa oficina”, diz Marques.
O cuidado com o plantio acontece diariamente e é feito por todos os colaboradores que trabalham na oficina. O supervisor destaca a importância da dedicação cotidiana: “a horta é regada duas vezes ao dia, logo pela manhã e no final da tarde”. “Aos finais de semana, como não temos nenhum turno na unidade, os colegas da segurança se comprometeram a cuidar”, completa.
Em breve haverá a colheita dos primeiros temperos, legumes e verduras que serão distribuídas entre os colegas de time.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 5,5 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.