Releases corporativos

Yara formaliza apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

December 06, 2019

Em evento organizado pela Embaixada da Noruega, empresa assinou declaração em que manifesta seu compromisso em fomentar a igualdade entre homens e mulheres em toda a sua cadeia de valor

 

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, deu mais um relevante passo voltado ao fomento da diversidade e inclusão, um dos pilares da empresa, com a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP, sigla em inglês). Os WEPs orientam as empresas a adaptar as políticas existentes ou criar práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado, em sua cadeia de valor e na sociedade de forma geral.

O anúncio foi feito no evento Perspectivas Norueguesas e Brasileiras sobre Gênero e Igualdade Racial, promovido pela Embaixada da Noruega em São Paulo, que integrou a programação do Norway Brazil Weeks, a semana da Noruega no Brasil. Entre os temas, as diferenças e semelhanças entre o Brasil e a Noruega em relação às perspectivas econômicas, sociais e éticas da diversidade. Enquanto na Noruega a adoção de políticas contra a desigualdade impulsionou a participação feminina no mercado de trabalho para 75%, considerada uma das mais altas do mundo, no Brasil este percentual não passa de 53%.

Ao aderir aos WEPs, a Yara amplia a gestão de um ambiente de negócios ativo que impulsiona oportunidades equitativas tanto para mulheres quanto homens. “Já temos demonstrado o comprometimento em promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação de forma ampla, incluindo a de gênero. Declarar o apoio a esses princípios reforçam nosso compromisso global de liderança feminina e nos ajuda a criar um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, no qual colaboradores e colaboradoras se sintam valorizados por sua singularidade e seguros por serem quem são”, destaca Carlos Lienstadt, vice-presidente de RH e Comunicação da Yara.

“A igualdade de gênero não é apenas uma questão de direitos e justiça, trata-se também de uma questão de atrair os melhores talentos para sua empresa, gerando assim uma vantagem competitiva. A diversidade impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico. Esperamos que outras empresas, norueguesas e brasileiras, se inspirem e façam a adesão a esse tipo de compromisso, explica Nils Martin Gunneng, Embaixador da Noruega no Brasil.

Globalmente a Yara, por meio do compromisso com a equidade de gênero, tem como prioridade aumentar a proporção de mulheres em cargos de liderança. Os processos internos da área de RH, como recrutamento, gestão de desempenho, desenvolvimento de funcionários e planejamento de sucessão seguem esse compromisso. Agora, após a adesão ao WEPs, a Yara Brasil gera oportunidades de reverberar ainda mais este tema em toda a empresa.

 “Acreditamos que mulheres empoderam mulheres e vamos ampliar nossa atuação por meio de networking e mentoria para impulsionar o espaço delas dentro da Yara”, afirma Lienstadt.

 

Outras iniciativas de equidade de gênero

Além de aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a Yara também realiza outras ações com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no País. Entre elas destacam-se a adesão ao Programa “Empresa Cidadã”, do Governo Federal, que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses e a licença paternidade de 5 para 20 dias; a política Flextime Parenthal, que inclui um pacote de benefícios para pais e mães em todas as configurações familiares; a entrega de uniformes especialmente criados para dar conforto às gestantes; banheiros individuais e salas de amamentação em todas as unidades.

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.

 

Mais informações

www.yarabrasil.com.br

www.facebook.com/YaraBrasilOficial

twitter.com/YaraBrOficial

www.youtube.com/user/YaraBrasilOficial

 

Informações para imprensa

Grupo CDI Comunicação e Marketing

Carlos Teciano (11) 3817-8007 – carlos.teciano@cdicom.com.br

William Gimenes (11) 3817-7910 e (11) 97648-7626 – william@cdicom.com.br

Érika Coradin – erika.coradin@cdicom.com.br - (11) 3817-7944

Lena Miessva - lena@cdicom.com.br

Monica Giacomini (11) 3817-7976 – monica@cdicom.com.br