Com a chegada do inverno, consumo de frutas, hortaliças e legumes ganha ainda mais importância
De acordo com a nutricionista Angela Hayashi, a ingestão de vitaminas C, E e K auxilia na defesa do organismo, principalmente durante o isolamento social
As mudanças de hábitos durante o período de quarentena têm sido inevitáveis, ainda mais no que se refere ao consumo de alimentos. No entanto, é fundamental que as refeições do dia a dia sejam ricas em vitaminas para fortalecer o sistema imunológico, sobretudo, nessa época em que as pessoas estão buscando a preservação de sua saúde. Outro fator relevante para a adoção de hábitos saudáveis é o início do inverno, em 21 de junho, período que favorece o surgimento de algumas doenças, como as respiratórias, especialmente pela baixa umidade do ar, alterações bruscas de temperatura e ambientes fechados.
Mas, cuidar da alimentação é importante em qualquer época do ano e fase da vida, principalmente, durante esse período de isolamento social, pois nosso cotidiano foi modificado, o que aumenta a importância do consumo de alimentos saudáveis. “É essencial cuidar do corpo e manter a imunidade alta e, por isso, é recomendável o consumo de vitaminas C, E e K, presentes em alimentos como abacaxi, laranja, cenoura, mamão, abacate, brócolis, espinafre, batata doce, mandioquinha, beterraba e oleaginosas. Eles auxiliam nas defesas para infecções e invasores como vírus e bactérias”, explica a nutricionista Angela Hayashi. Especialista em nutrição clínica, funcional, e pediátrica, ela reforça que o consumo diário de frutas (in natura ou não), hortaliças e legumes pode fortalecer o sistema imunológico.
Segundo ela, é importante ter, no mínimo, três refeições diárias bem equilibradas, considerando duas porções de legumes e hortaliças (almoço e jantar) e, uma fruta para acompanhar. O açúcar das frutas ajudará na manutenção da saciedade e reduzirá a vontade de consumi-lo além do necessário. “A ansiedade faz com que se consuma mais carboidratos do que seu corpo tem necessidade, manter uma dieta equilibrada ajudará a ter uma vida mais saudável”, explica.
Algumas empresas também têm olhado para o tema com atenção. A Yara, por exemplo, líder mundial em nutrição de plantas, iniciou no último mês a campanha “Nutrição para você”, com uma série de vídeos curtos, voltada ao consumidor final, que incentiva o consumo de produtos de hortifruti, explicando o benefício de cada alimento, como a banana, que é rica em potássio, um mineral crucial para a função cardíaca, que ajuda na digestão e nas funções musculares. “Com o início da pandemia, temos visto uma baixa no consumo desses produtos, fator prejudicial não só para os agricultores, mas também para a população, dada a importância desses alimentos para a saúde. Um de nossos pilares na Yara é compartilhar conhecimento, e estamos usando essa ferramenta de informação para ajudar os dois elos dessa cadeia”, afirma Lucied Marques, diretora responsável pela área de Hortaliças, Frutas e Flores na Yara Brasil. Os vídeos estão disponíveis em todas as redes sociais da empresa.
Confira: https://www.youtube.com/user/YaraBrasilOficial
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.
No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.
Informações para imprensa
CDI Comunicação
Érika Coradin – (11) 3817-7944 – (11) 99185-9557 – erika.coradin@cdicom.com.br
Carlos Teciano (11) 3817-8007 – carlos.teciano@cdicom.com.br
William Gimenes (11) 3817-7910 e (11) 97648-7626 – william@cdicom.com.br
Jorge Valério – (11) 3817-8002 – jorge@cdicom.com.br;
Lena Miessva - lena@cdicom.com.br