Releases corporativos

Yara amplia participação feminina no Complexo Industrial em Cubatão (SP)

March 04, 2021

Mulheres ocupam cargos em áreas administrativas e operacionais no Complexo

 

Neste Dia Internacional da Mulher, a Yara celebra o aumento da participação feminina em suas operações no Brasil. Atualmente, a empresa conta com mulheres nas mais diversas posições, tanto na liderança quanto em áreas administrativas, de operação e de produção. Isto ocorre também no Complexo Industrial Yara Cubatão, onde elas ocupam diversas posições estratégicas nas áreas de manutenção e de projetos, inclusive com Paola Bernal à frente das unidades.

“Este aumento da participação feminina em nosso Complexo Industrial é resultado de um de nossos propósitos, que é promover a inclusão feminina incluindo áreas operacionais e de produção. Temos o orgulho de dizer que as mulheres estão presentes em quase todas as áreas e níveis aqui em Cubatão, trazendo um novo olhar e desafiando o senso comum”, disse Cláudio Santos, gerente interino do Complexo Industrial de Cubatão.

Dentre as mulheres que ocupam postos-chave em Cubatão, duas merecem destaque. A primeira é Cláudia Martins, que trabalha há 13 anos na Yara. Ela é engenheira de Manutenção de Projetos e é responsável pelas paradas de manutenção, acumulando uma trajetória de pioneirismo nas diversas áreas pelas quais atuou – foi a primeira técnica de planejamento de paradas de manutenção e a primeira engenheira de Manutenção. A segunda é Hiarisa Santos, com um ano na Yara como a primeira mecânica de manutenção no Complexo Industrial.

“Para mim, é uma satisfação pessoal ter sido pioneira em tantas áreas na Yara e acompanhar o crescimento da empresa aqui em Cubatão. Sou muito grata a todos os meus colegas e chefes, que me acolheram desde o início da minha trajetória e me ajudaram a construir minha carreira na companhia. Penso que a Yara, ao dar espaço para que as mulheres alcancem postos antes ocupados apenas por homens, naturaliza o poder de escolha da mulher, possibilitando que possamos exercer as funções que quisermos. A empresa nos incentiva a ter autoconfiança, sem medo de errar e nos dá a chance de aprender”, disse Cláudia Martins. “Me senti muito acolhida em minha chegada e percebo que a empresa está promovendo o ingresso de mulheres em áreas de liderança e também nas atividades de produção e operacionais. Vejo que na Yara não há restrição para que nós possamos alcançar qualquer cargo, o que é muito bom”, completa Hiarisa Santos.

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.