Yara destaca soluções tecnológicas para o campo na 21ª edição da Expodireto Cotrijal
A companhia apresenta duas palestras diárias sobre aplicação de novas tecnologias no campo, com ênfase no Atfarm, ferramenta que monitora as culturas via imagens de satélite e cria mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados.
Com o avanço da tecnologia no campo, os produtores estão cada vez mais tecnificados e buscando soluções para aumentar a rentabilidade e produtividade da lavoura. Dentro deste cenário, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, leva para a 21ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), a nova ferramenta de agricultura de precisão, o Atfarm. O software, que possibilita o monitoramento de culturas por meio de imagens de satélite que são tratadas pelo índice N-Sensor, tem o objetivo de identificar as zonas com anomalias de crescimento, que podem ser ocasionadas por deficiências nutricionais ou pragas e doenças. Além disso, é possível criar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável podendo ser exportados e carregados no maquinário de aplicação.
Por meio de pesquisas e trabalhos em campo, a equipe de especialistas da Yara desenvolveu essa solução digital, que tem a função de monitorar os talhões e adubá-los em taxa variável, mesmo para quem não tem o maquinário específico. Com o aplicativo do Atfarm para smartphones, é possível utilizar o celular para guiar o maquinário, conferindo a taxa de vazão e a velocidade média recomendada. “É muito importante compartilhar a nossa expertise com o que tem de mais moderno no mercado agro. Durante o evento, nossos especialistas poderão explicar com detalhes as ferramentas tecnológicas para cada tipo de cultura”, diz Rodrigo Moraes, diretor Digital da Yara.
Outra novidade na participação da companhia será o Yara Experience Room, que demonstrará de forma prática os efeitos da falta de nutrientes em momentos decisivos nas culturas. A empresa também apresentará o simulador de aplicação de fertilizantes, que irá permitir ao agricultor uma experiência em tempo real sobre a diferença entre o uso de produtos premium e convencionais.
Além destas inovações, a Yara estará presente na Arena AgroDigital, que irá abrigar mais de 20 empresas e startups. No espaço, especialistas agronômicos irão ministrar duas palestras diárias com os experts em tecnologia, falando sobre a história da empresa e sua tradição em inovação que acabou ocasionando a criação do Digital Farming, um departamento que visa criar soluções digitais inovadoras para acelerar a evolução do agronegócio, beneficiando todos seus stakeholders. Também será apresentado todo o portfólio de soluções digitais disponíveis no Brasil, dando bastante enfoque no Atfarm e no Sistema de Recomendações de Nutrição Yara.
Todo o smart farming da companhia está centrada em torno de quatro Hubs Digitais considerados os centros de competência que abrigam equipes de ponta. O Brasil possui o único hub da América do Sul, localizado em São Paulo – os demais estão na Alemanha, EUA e Cingapura. “Em comum interesse, eles focam três pilares importantes: aumento no valor agregado ao campo, gerando mais margem aos produtos; novas frentes de receita em nutrição de plantas, por meio de novos modelos de negócios associados ao segmento; e soluções de inovação para todo o agro”, explica Moraes.
De acordo com João Benetti, diretor Comercial da Yara, todos programas nutricionais trazem recomendações para os agricultores, como a escolha correta dos fertilizantes e nutrientes nos momentos adequados de cada cultura. “A aplicação correta dos nutrientes nos períodos propícios resulta no aumento do desempenho e da produtividade da cultura”, conta Benetti. “A equipe de agrônomos da Yara estará presente no evento para detalhar a aplicação dos programas nutricionais desenvolvidos pela companha para as principais culturas do Rio Grande do Sul, como soja, milho e trigo”, finaliza.
Entre as diversas soluções nutricionais criadas especialmente para o solo brasileiro, a empresa apresentará o YaraBasa, que possui micronutrientes de alta performance, manuseio e uniformidade superiores, o que eleva a capacidade produtiva e proporciona um maior rendimento operacional. De acordo com Benetti, as formulações atendem às necessidades das culturas em solo tropical, como o brasileiro. “A Yara investe fortemente no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades das lavouras nacionais, contribuindo para aumentar a produtividade e rentabilidade do agricultor e colaborando com o desenvolvimento da agricultura”, finaliza.
Serviço: 21ª Expodireto Cotrijal
Quando: 2 a 6 de março
Local: Parque de Exposições Cotrijal - Não-Me-Toque (RS)
Entrada franca
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.
No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.
Informações para imprensa
CDI Comunicação
Érika Coradin – (11) 3817-7944 - erika.coradin@cdicom.com.br
Carlos Teciano (11) 3817-8007 – carlos.teciano@cdicom.com.br
William Gimenes (11) 3817-7910 e (11) 97648-7626 – william@cdicom.com.br
Jorge Valério – (11) 3817-8002 – jorge@cdicom.com.br;
Lena Miessva - lena@cdicom.com.br