Yara organiza doações de alimentos à população vulnerável de Rio Grande (RS)
Ação, estruturada pelo Projeto Campo Favela, contou com aquisição de alimentos de produtores de hortifrutis da região.
Em continuação ao seu propósito de responsabilidade social corporativa e de apoio às comunidades próximas de suas operações no Brasil, sobretudo em um momento difícil como este, a Yara ampliou as ações para mitigar os impactos da crise econômica decorrente do coronavírus (COVID-19) nas famílias mais necessitadas de Rio Grande (RS). Em parceria com o Projeto Campo Favela, que é mantido pela empresa, a Yara organizou uma confraternização online com seus colaboradores do Complexo e arrecadou recursos para a aquisição de 4 toneladas de pequenos produtores rurais, que plantam hortifrutis na Ilha dos Marinheiros, na Palma, na Ilha da Torotama, do Leonídio, na Quinta, entre outros locais, além do município de São José do Norte. O montante foi entregue em janeiro para 28 entidades assistenciais de Rio Grande (RS), por meio do Banco de Alimentos da cidade e do projeto Mesa Brasil.
“Estamos presentes há várias décadas em Rio Grande e sempre apoiamos a comunidade local, sobretudo as pessoas que mais precisam. Durante esta pandemia, não seria diferente. Realizamos diversas ações para mitigar o impacto do Coronavírus na cidade, com doações aos dois hospitais locais, apoio às costureiras e produtores rurais da cidade e entregas de cestas básicas e máscaras às entidades assistenciais. Esta doação mais recente trará segurança alimentar a uma parcela vulnerável da sociedade rio-grandina”, disse Lucas Elizalde, diretor de Operações para a Região Sul da Yara Brasil.
Além dessa ação, a Yara, desde o início da pandemia, já doou 307 toneladas de alimentos, sendo mais de 60% em frutas, verduras e vegetais frescos, beneficiando mais de 30 mil famílias e 55 instituições em 24 municípios diferentes. Foram cerca de 5 mil pequenos agricultores envolvidos direta ou indiretamente, gerando mais de R$ 600 mil de renda com a compra desses alimentos saudáveis.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.