Características
julho 15, 2024

Fertilização de plantio — Importância da adubação de base

De: Yara Brasil

Leia o artigo e entenda como a fertilização de plantio e a adubação de base podem melhorar a sua produtividade e a qualidade das suas culturas.


solo
solo

O desenvolvimento inicial de uma lavoura é muito importante para que o potencial produtivo da cultura não seja prejudicado. Para isto, a germinação e a emergência das plantas devem ser uniformes e de acordo com os estádios da cultura que foi semeada. Isso requer uma fertilização de plantio adequada.

Continue a leitura deste texto para saber mais sobre o assunto. Você vai conferir mais informações sobre:

  • o que é fertilização de plantio;
  • quais são os benefícios da fertilização de plantio;
  • como selecionar os produtos ideais para a fertilização de plantio;
  • quais são as técnicas de aplicação de fertilização de plantio.

O que é fertilização de plantio?

A fertilização pode ser realizada em grandes plantações, e essa modalidade é uma prática na qual os fertilizantes são aplicados no solo durante a semeadura ou no transplante de mudas. Dessa forma, as plantas recebem rapidamente os minerais que precisam para crescerem saudáveis.

Os fertilizantes utilizados nesse processo contribuem para a sustentabilidade ambiental e oferecem nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos essenciais, o que é decisivo para o desenvolvimento das culturas desde os estádios iniciais.

Qual é a relação entre fertilização de plantio e adubação de base?

Tanto a fertilização do plantio quanto a adubação de base são práticas que fornecem às plantas os minerais necessários para que estas tenham um crescimento saudável. No entanto, elas têm algumas especificidades.

A adubação de plantio ocorre no momento do cultivo das sementes ou no transplante das mudas, fornecendo nutrientes imediatamente disponíveis para um desenvolvimento inicial rápido. Ou seja, as mudas já estão no solo quando a prática é iniciada.

Já a adubação de base é realizada antes do plantio, incorporando nutrientes essenciais ao solo para suprir as necessidades das plantas ao longo de seu ciclo de vida. Ela tem como objetivo preparar o solo para o cultivo e fornecer uma base de nutrientes que suportará o crescimento das plantas.

Quais são os benefícios da fertilização de plantio?

Veja a seguir as vantagens que a adubação de plantio pode oferecer para mudas e plantas.

Benefícios nutricionais

A prática oferece benefícios nutricionais ao garantir que as plantas tenham acesso imediato a nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio e demais nutrientes. Ao mesmo tempo, essa nutrição aumenta a absorção e a eficiência desses elementos.

Melhoria da fertilidade do solo

Além disso, a fertilização de plantio promove um ambiente mais propício para o desenvolvimento das raízes e para a absorção de água e nutrientes.

Estímulo ao enraizamento

Devido à suplementação de fósforo, cálcio e potássio durante o plantio, as plantas terão condições de maior enraizamento, o que permite uma melhor sustentação e um aumento na área para absorção de água e nutrientes. 

Aumento da produtividade

Outro benefício importante é o aumento da produtividade das culturas: tendo um suprimento adequado de minerais desde o estágio inicial, os vegetais crescerão mais rapidamente e de modo mais saudável, resultando em colheitas mais abundantes e de melhor qualidade

Como selecionar os produtos ideais para a fertilização de plantio?

Tão importante quanto fazer a adubação de plantio é escolher os produtos certos para essa prática. Para isso, você deve verificar as necessidades específicas tanto das culturas a serem plantadas quanto do próprio solo.

Nesse sentido, é preciso analisar o solo, verificando o nível dos nutrientes disponíveis, bem como o seu pH. Com essas informações, será mais fácil determinar o fertilizante mais apropriado para cada caso.

Além disso, é preciso considerar que cada planta requer uma combinação específica de nutrientes, e cada um deles em diferentes proporções. Isso permite que a cultura tenha um ciclo de crescimento rápido e saudável.

Quais são as técnicas de aplicação de fertilização de plantio?

Agora que você já sabe quais minerais seu solo e plantas precisam, está na hora de fazer a aplicação correta do fertilizante. Uma das técnicas mais comuns é no sulco de semente, na qual o fertilizante é aplicado próximo às sementes durante o plantio.

Porém, é preciso tomar cuidado para que essa aplicação não seja feita em uma concentração muito alta, pois isso pode levar à salinização do substrato e afetar negativamente as sementes, prejudicando a germinação e a emergência.

Outra opção é o tratamento de sementes, nos quais elas são revestidas com fertilizantes antes de irem para o solo. Dessa forma, é possível oferecer, de maneira direta, uma fonte concentrada de alguns nutrientes.

Dessa forma você terá uma germinação uniforme das plantas, além de fazer com que elas cresçam de forma mais robusta. Entretanto, é importante tomar cuidado com a quantidade de fertilizante utilizado, para que as sementes não sofram danos.

Leia também: O Que É Adubação Verde? Conheça Essa Técnica E Suas Vantagens

Agora você já sabe o que é a fertilização de plantio e como ela pode ser importante para garantir um crescimento saudável das suas plantações. Lembre-se de escolher os produtos corretos para fornecer às plantas apenas o que elas precisam para se desenvolver com qualidade.

Confira a nossa linha YaraBasa e aprenda a como fazer uma fertirrigação simples, eficiente e com produtos de qualidade!