Características
julho 23, 2024

Conheça nutrientes essenciais para plantas nos Programas da Yara Brasil

De: Yara Brasil

Quer saber como fornecer os nutrientes essenciais para plantas? A resposta está nos programas nutricionais da Yara Brasil! Confira!


Plantação de hortaliças
Plantação de hortaliças

Fornecer os nutrientes essenciais para plantas é um dos cuidados indispensáveis para qualquer produtor. Afinal, a falta desses elementos pode prejudicar o desenvolvimento e a produtividade da sua lavoura.

Da mesma forma, também é preciso ter o cuidado com o excesso de fertilizantes, já que isso pode trazer o efeito contrário do esperado.

Continue a leitura deste texto para saber mais sobre o assunto. Você vai conferir:

  • quais são os nutrientes essenciais para plantas nos programas nutricionais da Yara Brasil;
  • quais são os benefícios dos programas nutricionais da Yara Brasil na nutrição das plantas.

 

Quais são os nutrientes essenciais para plantas nos programas nutricionais da Yara Brasil?

Neste tópico, você vai conhecer os principais nutrientes minerais para plantas fornecidos pelos programas nutricionais da Yara Brasil, tanto micro quanto macronutrientes. Você também vai conhecer a função de cada um desses fertilizantes de qualidade.

Conheça os macronutrientes

Os macronutrientes são requeridos pelas plantas em quantidades relativamente grandes. Eles desempenham papéis fundamentais tanto no crescimento quanto no desenvolvimento e na reprodução de diferentes espécies vegetais:

Nitrogênio (N)

Importante para promover o crescimento das estruturas das plantas, o manuseio do nitrogênio precisa ser realizado desde os primeiros estágios de desenvolvimento da lavoura.

Quando não há a presença suficiente desse elemento, o crescimento do cultivo é afetado. Por outro lado, seu excesso prejudica a frutificação e a coloração dos frutos.

Fósforo (P)

Outro dos nutrientes essenciais para plantas é o fósforo, que também deve ser usado no plantio para estruturar as raízes.

A deficiência deste elemento resulta em folhas amareladas, necrose e redução no crescimento da planta. Na fase adulta, porém, a exigência desse macronutriente é menor e, se usado em excesso, interfere no transporte e absorção de outros nutrientes.

Cálcio (Ca)

O cálcio é uma substância que não pode faltar para estabilizar a estrutura dos tecidos da planta e ativar suas enzimas.

Sem a quantidade ideal, o vegetal apresenta folhas pequenas e enroladas. Este importante nutriente está diretamente ligado à qualidade de frutos e  vida útil de prateleiras, característica muito importante para a linha de hortifruti.

Magnésio (Mg)

O magnésio atua no processo de fotossíntese e na formação das raízes, fazendo com que a planta aumente sua produtividade.

Apesar de estar entre os nutrientes essenciais para plantas, também não deve existir em excesso no solo. Uma das consequências disso é a deficiência de cálcio e do potássio.

Enxofre (S)

Responsável por manter o controle hormonal dos vegetais, este elemento aumenta as defesas contra doenças e pragas, e fertilizantes que contêm enxofre ajudam a salvar as vidas das plantas.

Se houver a falta desse nutriente, é esperado que a planta tenha o seu crescimento atrofiado, redução de sementes e floração prematura. O excesso de enxofre pode causar sintomas como desfolhamento, clorose nas folhas novas e necrose.

Leia também: A importância do enxofre para plantas

Potássio (K)

Último integrante do trio NPK, o potássio regula o equilíbrio de água das plantas. Enquanto sua falta pode levar ao ressecamento de folhas e ramos e também ao chochamento dos frutos, seu excesso causa a deficiência de outros nutrientes essenciais para plantas, como cálcio e magnésio.

Conheça os micronutrientes:

Embora necessários em menores quantidades, os micronutrientes são igualmente essenciais para a saúde das plantas. Eles desempenham funções específicas que regulam o crescimento e a resposta ao ambiente:

Manganês (Mn)

Além de contribuir na produção de clorofila, o manganês ativa as enzimas e permite o crescimento ideal da planta.

Em pouca quantidade, as folhas ficam manchadas, enquanto em excesso, o manganês diminui a taxa de crescimento das raízes e brotos.

Leia também: YaraVita GLYTREL — Fertilizante Foliar com Manganês e Fósforo

Ferro (Fe)

O ferro ajuda na fixação de outro dos nutrientes essenciais para plantas, o nitrogênio. A escassez dessa substância faz com que troncos e raízes não se desenvolvam corretamente.

Quando há ferro em abundância, as folhas se tornam bronzeadas e as raízes escurecem, prejudicando o desenvolvimento da cultura.

Zinco (Zn)

O zinco regula a produção de hormônios do crescimento e, por esse motivo, sua falta leva à redução no tamanho das plantas. Já seu excesso pode intoxicar o vegetal, além de prejudicar o desenvolvimento da raiz.

Cobre (Cu)

O cobre é considerado um dos nutrientes essenciais para plantas, pois realiza funções vitais como:

  • fixar o nitrogênio;
  • participar da fotossíntese;
  • facilitar a síntese das proteínas.

A elevação do nutriente no solo provoca a deficiência da clorofila e reduz o transporte de água pela planta. Em excesso, pode prejudicar a absorção do ferro e paralisar o crescimento.

Boro (B)

Em quantidades ideais, o boro participa do desenvolvimento de sementes e frutos, bem como aumenta a produção de flores.

Mas, se há escassez, a planta apresenta um crescimento lento e podem surgir rachaduras nas folhas. Quando em excesso, o boro queima as pontas das folhas e prejudica o crescimento da planta.

Molibdênio (Mo)

O molibdênio atua na fixação do nitrogênio e na respiração da planta. As folhas ficam amarelas e retorcidas quando o nutriente está em falta e, em quantidades elevadas, ele prejudica o transporte de ferro.

Leia também: Adubos e fertilizantes — Entenda as diferenças e os benefícios

Quais são os benefícios dos programas nutricionais da Yara Brasil na nutrição das plantas?

Os programas nutricionais da Yara Brasil são a solução ideal para o produtor que deseja ampliar sua produtividade. Isso porque eles promovem uma nutrição balanceada e sustentável, desde o desenvolvimento inicial até o fim do ciclo em diferentes tipos de cultivo.

O resultado dessa fertilização completa se traduz na redução dos riscos, na maximização da qualidade das culturas e, consequentemente, no aumento da rentabilidade.

Garantir a presença dos nutrientes essenciais para plantas é um cuidado que você deve ter para proteger a sua safra e ter a certeza de manter a alta produtividade das culturas durante todo o cultivo.

Aproveite para conhecer o e-commerce da Yara Brasil e descobrir o que nosso conhecimento e nossa experiência podem fazer por você e pela sua lavoura.