Características
julho 10, 2024

Yara investe em projeto que otimiza operação comercial para aperfeiçoar a experiência do cliente

De: Yara Brasil

Com foco no cliente, o Quote-to-Order faz parte da estratégia da companhia para entregar eficiência operacional e atendimento personalizado para responder aos principais desafios enfrentados pelo produtor rural na compra de insumos para a lavoura.


Pessoa com caixa de legumes e verduras em meio à plantação
Pessoa com caixa de legumes e verduras em meio à plantação

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Seguindo uma abordagem que coloca o consumidor no centro, mais uma vez a Yara investe na tecnologia para ganhar eficiência operacional. Por meio da automatização dos processos de CRM, a companhia inaugura um projeto que utiliza a tecnologia para o time comercial visando oferecer uma eficiente experiência do cliente e melhoria contínua no negócio. Batizada de “Quote-to-Order”, a abordagem integra diversos departamentos e faz o uso inteligente de dados para oferecer ofertas de produtos, cotações e um atendimento diferenciado para o agricultor. Entenda como funciona mais esse investimento da Yara com foco no sucesso do agricultor.

No competitivo mercado de fertilizantes, a capacidade de responder rapidamente às necessidades dos clientes e de operar de forma eficiente são fatores críticos para o sucesso. Um projeto de Quote-to-Order (QTO) é uma alternativa para um time comercial mais preparado e uma jornada do cliente sem atritos.

A abordagem cria uma solução integrada, que abrange desde a cotação inicial até a confirmação do pedido. Ele envolve a geração de propostas precisas e rápidas, a gestão de aprovações internas, a integração com sistemas de inventário e produção, e a confirmação final do pedido. Isso significa um enorme ganho de tempo e uma maior assertividade nas propostas gerenciadas pelo time comercial.

No mercado de fertilizantes, onde os preços podem ser voláteis e as necessidades dos clientes variadas, um sistema QTO eficiente é essencial para garantir que as cotações sejam precisas e que os pedidos sejam atendidos sem atrasos. Ao integrar informações como dados do cliente, preço, frete e catálogo de produtos, o CRM se torna mais eficiente, permitindo a personalização da carteira de produtos para cada cliente, seguindo os parâmetros de oportunidades do mercado.

Benefícios reais para os agricultores

No mercado de fertilizantes, a rapidez e precisão das cotações é fundamental, já que os produtores rurais dependem de cotações rápidas para tomar decisões de compra informadas, melhorando os resultados do negócio. O novo sistema QTO desenvolvido pela Yara permite ao time comercial gerar cotações precisas em tempo real, levando em consideração fatores como preços atuais, disponibilidade de estoque e custos de transporte. A capacidade de fornecer informações em menor tempo e com alta precisão melhora significativamente a experiência do cliente, aumentando sua satisfação e confiança na empresa.

Isso ainda tem um grande impacto nos resultados da lavoura. As propriedades rurais possuem necessidades específicas, dependendo das culturas, condições do solo e outros fatores agronômicos, que são mapeados pelo time de campo e compõem o conjunto de dados disponíveis no CRM. O novo projeto da Yara permite personalizar as cotações de acordo com as necessidades individuais das propriedades, oferecendo produtos e soluções que melhor atendam às suas demandas. Essa personalização fortalece o relacionamento com o cliente e pode resultar em maior fidelidade e satisfação, enquanto aumenta os resultados em produtividade e rentabilidade para o agricultor.

As cotações automatizadas melhoram o tempo de resposta do time comercial e liberam os consultores técnicos para as visitas presenciais aos produtores rurais. Esse contato humano, um dos pilares da Yara no atendimento ao cliente, é essencial para entender as demandas de cada cliente e oferecer um atendimento único, focado na solução de problemas. Com o novo QTO, a equipe de campo consegue um melhor planejamento da rotina de atendimento, liberando tempo para outras atividades essenciais, como oferecer suporte técnico e realizar recomendações nutricionais personalizadas.

Indo além, o sistema QTO permite maior visibilidade de cada etapa do pedido, garantindo a transparência e a comunicação com os clientes. É possível acompanhar o status das cotações e pedidos em tempo real, desde a geração da cotação até a entrega final. A integração proporcionada pela ferramenta oferece uma visão holística das operações, facilitando a coordenação entre diferentes departamentos e garantindo que todos os dados relevantes estejam disponíveis em tempo real. No mercado de fertilizantes, onde a coordenação entre vendas, produção e logística é crucial, essa integração é particularmente valiosa, pois reduz problemas logísticos e melhora a janela de entrega, proporcionando uma experiência de compra mais tranquila e satisfatória.

Isso ocorre pois o sistema integrado ajuda a melhorar a gestão de inventário, garantindo que os níveis de estoque sejam otimizados e que os produtos estejam disponíveis quando necessários. Isso reduz o risco de rupturas de estoque e minimiza os custos de armazenamento. O resultado é um maior planejamento da produção e melhor visualização de oportunidades de compra, vitais para a relação de troca na propriedade rural.

O processo se inicia com a visita do consultor técnico Yara na propriedade, para identificar as demandas do cliente e coletar os dados que irão nortear o atendimento. Com o novo sistema, os dados do cliente ficam registrados e é possível gerar cotações variadas em menor tempo, de acordo com a necessidade do comprador. A ferramenta gera um documento com todos os dados da cotação, que é enviado ao cliente para assinatura eletrônica. A partir daí, o pedido entra nos sistemas da Yara e passa ser acompanhado pela equipe comercial que dá suporte integral ao cliente no pós-venda. O processo digital garante a precisão das cotações, que é aprovada internamente por uma gerência comercial que segue as determinações do departamento de precificação e estoque.

Por fim, o novo sistema QTO da Yara fornece dados valiosos que podem ser utilizados para análise e geração de relatórios. O time comercial pode utilizar esses dados para identificar tendências de mercado, avaliar o desempenho das vendas e tomar decisões informadas. No mercado de fertilizantes, onde as condições de mercado podem mudar rapidamente, a capacidade de analisar dados em tempo real é um diferencial competitivo significativo. Isso melhora a oferta de produtos aos clientes, ajuda a identificar melhores oportunidades de negociação, impacta no planejamento produtivo e gera negócios mais lucrativos para todos.

A implementação de um projeto quote-to-order no time comercial é uma importante estratégia da Yara em busca de excelência comercial e melhoria contínua de seus processos. Acreditando cada vez mais na digitalização do agronegócio, essa iniciativa reafirma o posicionamento da Yara na vanguarda da inovação no mercado de fertilizantes, sempre mantendo um olhar atento para as necessidades do produtor rural.

Ao integrar dados em todas as etapas da compra de insumos, a companhia investe no relacionamento com o cliente e apoia o crescimento das propriedades rurais por meio de ações coordenadas de seu time de campo altamente especializado. No volátil mercado do agronegócio, onde a capacidade de responder rapidamente às necessidades do campo e operar de forma eficiente são determinantes para boas colheitas, a Yara aposta no sistema QTO como uma importante ferramenta para apoiar a jornada do agricultor por maior produtividade e rentabilidade.

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