Ureia automotiva: essencial para o cuidado com o meio ambiente


A ureia automotiva é matéria-prima da produção de ARLA 32, ou Agente Redutor Líquido Automotivo 32, uma solução utilizada no sistema de escapamento dos veículos que possuem tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) para a redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), mitigando o impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente. Os sistemas SCR são comuns em veículos comerciais, como caminhões e ônibus, além de alguns modelos de automóveis de passeio movidos a diesel. 

O Arla 32 é uma mistura composta por 32,5% de ureia de alta pureza (CHNO) e 67,5% de água desmineralizada. Essa solução, quando injetada e aquecida no sistema, se decompõe em amônia (NH) e dióxido de carbono (CO). A amônia então reage com os óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape, convertendo-os em nitrogênio (N) e água (HO), substâncias inofensivas para a saúde. 

 

Origem 

A Yara produz ureia automotiva em suas unidades de Le Havre, na França, e de Brunsbüttel, na Alemanha. O produto é trazido ao mercado brasileiro via Porto de Itapoá, em Santa Catarina, de onde é distribuído para todas as regiões do país. A Yara Industrial Solutions Brasil atua como revendedora da ureia automotiva, atendendo a uma fatia importante do mercado nacional. 

 

Por que comprar da Yara?  

  • Ureia ultrapura, de alta qualidade, com baixos teores de contaminantes; 
  • Produção controlada rigorosamente dentro da Norma Nbr 22.241; 
  • Garantia de fornecimento e disponibilidade; 
  • Rastreabilidade de todo produto entregue; 
  • Produto fornecido em big-bags, evitando possíveis contaminações. 

 

Características do Produto 

A ureia automotiva fornecida pela Yara é sólida, em formato de grânulos e na cor branca. Possui grau de pureza de 100%, é altamente higroscópica (absorve a umidade do ar) e facilmente solúvel em água.  

Essas características são importantes para garantir o correto funcionamento do sistema SCR nos veículos a diesel, onde a ureia automotiva é utilizada para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escape.