Tomate e verão: quais cuidados tomar para evitar prejuízos?
Saiba as medidas mais eficientes para garantir qualidade na produção de tomate no verão.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
As temperaturas do verão colaboram com o desenvolvimento da produção do tomate no Brasil. Mas, ainda que seja um clima favorável para a cultura, existem alguns fatores que os agricultores precisam ficar atentos para evitar prejuízos. Neste artigo, explicamos quais são eles e como é possível cuidar desde o início da safra.
Fatores de atenção no cultivo de tomate
Chuva e umidade
Assim como o verão traz calor, ele também traz chuvas no país. Apesar do tomateiro demandar bastante água, o excesso de precipitações do período podem limitar o cultivo. Isso porque é gerado uma alta umidade relativa, o que incentiva a proliferação de doenças nos frutos e diminui o crescimento radicular da planta.
Cuidados especiais
O planejamento da produção do tomate desde o início faz muita diferença para enfrentar os fatores climáticos, até os mais imprevisíveis. Veja algumas medidas do que cuidar no manejo da cultura no verão:
1 - Escolha sementes e mudas com sanidade superior. Existem cultivares específicas para o verão, apresentando mais resistência e qualidade dos frutos.
2 - Faça uma escolha criteriosa da área de plantio, dando preferência aquela que tenha um registro do histórico das lavouras conduzidas em safras anteriores.
3 - Realize a limpeza e desinfestação de implementos de desbrota.
4 - Tenha uma nutrição apropriada com soluções de qualidade para melhor absorção de nutrientes pela planta.
Quando bem manejada, a cultura do tomate traz muitas possibilidades de lucro ao produtor. Por isso, acompanhe de perto o desenvolvimento para garantir produtividade e qualidade dos frutos até a prateleira.
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes recomendados para o tomate
Confira também nossos webinars exclusivos