Tomate: Qual o tipo mais indicado para cada receita?
Conheça alguns dos tipos mais populares de tomate e quais receitas fazer com cada um.
Hoje, dia 1º de fevereiro, é celebrado o Dia do Tomate. Além de ter um grande impacto no mercado e na economia do Brasil, um dos grandes produtores da hortaliça, está muito presente no prato dos brasileiros. Mas você sabia que para cada receita, existe um tipo de tomate indicado? Vem conhecer um pouco mais sobre cada um e se preparar para arrasar quando for preparar seu preto preferido:
Tipos de tomate no mercado brasileiro
Tomate Carmem ou Longa Vida
Esse é o tipo mais comercializado no país e é uma ótima opção para fazer salada. Agora, se você pretende fazer molho, ele não é o mais indicado, por ser muito aguado.
Tomate Caqui
Excelente para fazer o vinagrete do churrasco. Não é muito adocicado, mas tem uma boa acidez e apresenta frescor no sabor.
Tomate Débora
É um bom tomate para o dia a dia. Serve tanto para salada quanto para molho. Ele é menos ácido do que o Tomate Carmem, porém tem mais sementes do que o Tomate Italiano.
Tomate Italiano
De formato alongado, é o melhor tomate para fazer molho, porque tem menos sementes e é mais carnudo. A desvantagem é que ele é o mais sensível de todos, então ele não tem um tempo muito longo de vida.
Tomate Cereja
Um mini tomate bem adocicado, bem aguado, refrescante, ideal para fazer saladinhas, mas também para colocar em canapés e espetinhos.
Tomate Sweet Grapes
O seu formato lembra o de uma uva. Ele é bem mais doce do que o Tomate Cereja e mais carnudinho também. Parece um mini tomate italiano.
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes recomendados para o tomate
Confira também nossos webinars exclusivos