Características
dezembro 05, 2022

A importância da saúde do solo para o planeta

De: Equipe Agronômica

Entenda os diferentes papéis do solo e por que sua saúde importa.


Mão no solo com plantas ao redor
Mão no solo com plantas ao redor

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O solo está presente em diferentes aspectos da nossa vida. E, assim como nós, é um organismo vivo que precisa de ar, água e nutrientes essenciais para desempenhar as suas funções. Neste artigo, vamos entender mais sobre o papel do solo e sua importância para o planeta.

 

Solo e agricultura

O solo é a base da agricultura e do sistema alimentar. Por isso, sua conservação e vitalidade é um pré-requisito para uma produção agrícola de sucesso. Além de servir como um substrato para  enraizamento e fonte de nutrientes para as plantas, o solo tem a função de regular, armazenar e filtrar a água. 

A capacidade do solo de armazenar carbono também é fundamental para a mitigação das mudanças climáticas. Esse papel revela a importância do solo como um sistema sustentável para o futuro da agricultura.

 

Saúde do solo e do planeta

Quando falamos em saúde do solo, estamos falando sobre a saúde do planeta. O bem-estar de animais e pessoas no mundo todo dependem desse meio para sobreviverem. A degradação do solo, nesse sentido, é um risco para a produção de alimentos e uma ameaça à segurança alimentar.

É por isso que a agricultura regenerativa tem sido adotada para revitalizar as áreas de solo que já temos disponíveis. Através de práticas agrícolas, como rotação de culturas, uso de plantas de cobertura, revolvimento reduzido, medidas complementares de conservação e uso equilibrado de fertilizantes e calagem, é possível melhorar a saúde do solo ao longo do tempo e minimizar os impactos negativos.

 

Fertilizantes e o solo

A aplicação racional de fertilizantes faz parte de técnicas que ajudam a regenerar o solo. Quando as soluções são aplicadas em áreas degradadas com um programa de nutrição de culturas balanceado, a matéria orgânica do solo poderá aumentar devido à maior produção de raízes e de palha que retornam para a terra. A análise do solo e uso de ferramentas digitais também são alternativas que apoiam o uso mais preciso de fertilizantes.

Dessa forma, conseguimos manter a produtividade da lavoura, apoiar os meios de subsistência do agricultor e incentivar uma cadeia alimentar mais sustentável.

 

Você sabia?

  • O solo armazena 80% do carbono nos ecossistemas terrestres.
  • Leva mais de 500 anos para criar uma polegada de solo superficial.
  • Uma colher de sopa de solo contém mais microrganismos do que toda a população.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades