Características
junho 24, 2022

A agricultura por trás do São João

De: Equipe Agronômica

Conheça as curiosidades que ligam o São João e a agricultura.


Bandeiras de festa junina
Bandeiras de festa junina

O São João, segunda maior festa do Brasil, tem ligação direta com a agricultura, sobretudo a familiar. Isso porque por trás dos pratos típicos da festa, aguardados ansiosamente pelas pessoas todo ano, estão cultivos que os produtores se dedicam diariamente. E não podemos esquecer que as raízes da celebração lembram a zona rural do nordeste brasileiro. Neste artigo, trouxemos curiosidades que explicam mais essa relação do festejo junino com o agro.

 

O rei da festa

Quando falamos em São João, o milho rouba a cena. Ele está na base da maioria das comidas, afinal é nesse mês que ocorre sua colheita. Alguns agricultores, inclusive, têm a tradição de plantar na semana de São José, em março, para colher em junho. Reza a lenda que se chover no dia do santo, a colheita é garantida.

 

Um grão de sucesso

Outra cultura que não fica de fora das festas é o amendoim. Segundo a Abicab, o consumo do grão chega a aumentar 30% nessa época do ano. Ele está presente de diversas formas, doce, torrado, salgado e até puro ao longo de todas as regiões do país.

 

Símbolo romântico

Além disso, as frutas também estão presentes nos alimentos. A maçã do amor é um doce obrigatório nas quermesses de São João. Trazida por imigrantes espanhóis ao Brasil, ela foi patenteada em 1959 em São Paulo e, desde então, faz parte de muitas celebrações.

 

Além das culturas 

A mandioca, o coco, a laranja e o pinhão são outros cultivos que marcam o festejo. Mas o agro transcende os alimentos nas festas juninas. As vestimentas típicas fazem referência ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. Além disso, as músicas trazem cenários da roça e embalam as quadrilhas.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também nossos webinars exclusivos