Robótica na Agricultura: Entenda o Impacto e as Possibilidades
As tecnologias agrícolas não param de evoluir e são fundamentais para que o setor consiga vencer seus principais desafios. Leia o artigo para entender como a robótica na agricultura participa disso!
A agricultura é um dos setores mais importantes da nossa sociedade e, como era de se esperar, vem se beneficiando muito com os intensos avanços tecnológicos que experienciamos nos últimos anos.
Desde a época da revolução industrial, a busca por soluções inovadoras, capazes de otimizar as produções agrícolas, tem sido uma pauta constante no setor. Mais recentemente, a robótica na agricultura surge como mais uma área promissora a ser explorada.
Leia este artigo e confira:
- uma contextualização da robótica na agricultura;
- os impactos da robótica na agricultura;
- as possíveis aplicações da robótica na agricultura.
Robótica na agricultura: contextualização
O momento em que vivemos é chamado de agricultura 4.0, e se caracteriza justamente pela utilização de máquinas avançadas e cada vez mais autônomas para a execução de tarefas, com base em inteligência artificial e na coleta e na análise de dados.
Nesse contexto, se destaca a robótica, que tem o objetivo de realizar atividades, que até então eram humanas, de forma automatizada e controladas remotamente. O uso do drone na agricultura, por exemplo, faz parte disso.
Impactos da robótica na agricultura
Os impactos da robótica na agricultura são extremamente significativos, ajudando a aumentar o êxito do setor frente aos dois maiores desafios do momento: a eficiência no campo, para buscar a segurança alimentar de uma população mundial que só aumenta, e a sustentabilidade ambiental.
Confira os principais:
Aumento da produtividade no campo
O objetivo dos avanços na agricultura, desde o momento pós revolução industrial, sempre foi otimizar as tarefas para aumentar a produtividade. Quando os animais começaram a puxar carroças para acelerar o trabalho e redistribuir a mão-de-obra, já havia esse objetivo, e agora não é diferente.
A utilização da robótica na agricultura permite cada vez mais a automatização de tarefas que demandavam mão-de-obra, o que resulta em mais produtividade. Robôs são capazes de funcionar 24 horas por dia, permitindo maior aproveitamento de tempo. Além disso, as máquinas, de maneira geral, realizam as atividades de forma mais precisa.
Redução de custos
Embora o investimento inicial nas tecnologias robóticas seja expressivo, é inegável o seu potencial de reduzir os custos de produção a médio e longo prazo. Isso acontece não apenas porque a dependência da mão-de-obra humana é reduzida, mas também pela capacidade de precisão das máquinas, que utilizam os insumos de forma mais eficiente, evitando desperdícios.
Aumento da qualidade dos produtos
Ao aumentar a precisão no trabalho, a robótica na agricultura melhora a qualidade final dos produtos, o que também significa mais lucro no mercado.
Adaptação às mudanças climáticas
As mudanças climáticas representam um grande desafio para a agricultura, já que as produções são afetadas pelos cenários extremos que vêm acontecendo, como grandes períodos de seca ou tempestades intensas.
Robôs com capacidade de monitoramento e análise do clima em tempo real ajudam os produtores a tomar decisões mais rápidas e estratégicas para lidar com essas intempéries.
Maior sustentabilidade
Com a aplicação precisa de insumos, a robótica na agricultura desempenha um papel fundamental na busca pela sustentabilidade ambiental, evitando tanto o desperdício quanto a contaminação do solo e da água.
Entenda as possíveis aplicações da robótica na agricultura
As aplicações da robótica na agricultura vão desde o preparo do solo até a colheita, passando também pelo monitoramento das lavouras. Conheça as principais:
Preparo do solo
São diversas as tarefas agrícolas relacionadas ao preparo do solo. Os robôs podem ser equipados de maneira específica para realizar esse tipo de tarefa de forma precisa e eficiente, preparando a terra para receber as plantações.
Plantio
A robótica contribui para que as máquinas sejam capazes de realizar o plantio das sementes de forma automatizada e precisa, desde que sejam programadas para seguir os padrões necessários para cada cultura, como espaçamento e uniformidade.
Pulverização de insumos
A robótica na agricultura também pode ser programada para distribuir, de forma adequada, insumos como os diversos tipos de fertilizantes e também agroquímicos que atuam contra as pragas e doenças.
Monitoramento
Ao serem equipadas com sensores, as máquinas conseguem coletar informações precisas sobre as condições do solo, das plantas e do clima. Dados como esses são de grande valia para o monitoramento das lavouras, permitindo aos produtores tomar decisões mais bem informadas e assertivas.
Colheita
Por fim, a robótica também aperfeiçoa máquinas de colheita, sendo capazes de selecionar apenas os elementos de melhor qualidade, que já estão no tempo adequado para serem retirados da terra. Essa tecnologia evita o desperdício de alimentos e a perda de parte da produção, garantindo que apenas os produtos maduros sejam colhidos.
Gostou deste artigo? Se você se interessa pela temática e está de olho nas inovações para o campo, leia também o nosso conteúdo sobre as soluções digitais da Yara Brasil para tecnologia no campo!
Continue lendo no nosso blog
Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos