Entenda como o recobrimento de sementes impacta o desempenho das suas culturas
Leia o artigo para entender o que é e qual é a importância do recobrimento de sementes no desenvolvimento das culturas.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
A agricultura desempenha um papel fundamental na segurança alimentar da população e, atualmente, precisa enfrentar dois grandes desafios: o importante crescimento populacional e as demandas ambientais.
Nesse cenário, torna-se muito importante a busca de soluções inovadoras e sustentáveis para aumentar a produtividade e a qualidade das culturas e, ao mesmo tempo, causar o menor impacto negativo possível ao meio ambiente.
Em meio a esse contexto, a técnica do recobrimento de sementes aparece como estratégia promissora. Leia este artigo para entender:
- o que é recobrimento de sementes;
- como fazer recobrimento de sementes;
- como o recobrimento de sementes impacta o desempenho das culturas.
O que é recobrimento de sementes
A técnica do recobrimento de sementes é um processo agrícola que consiste na aplicação de soluções ou produtos agrícolas na superfície das sementes antes do plantio. Eles podem ser compostos por uma variedade de produtos, incluindo:
- inseticidas;
- fungicidas;
- nutrientes;
- bioestimulantes;
- inoculantes;
- microrganismos promotores de crescimento de plantas (MPCPs).
O objetivo da prática é aprimorar a qualidade e a resistência da semente, protegendo-a contra patógenos e pragas, melhorando a germinação e fornecendo todos os recursos de que ela precisa para um crescimento saudável.
Os fungicidas e inseticidas são aplicados para proteger as sementes e, consequentemente, as plantas, de doenças que podem ser transmitidas por patógenos presentes no solo, como fungos e bactérias, além de pragas de insetos que podem atacar as plantas jovens. A presença desses agentes de proteção no recobrimento ajuda a evitar tanto a infecção como o estabelecimento desses organismos.
Além disso, é muito comum que o revestimento das sementes contenha também micronutrientes concentrados, como zinco, ferro e molibdênio.
Como fazer recobrimento de sementes
O recobrimento de sementes é um processo realizado, geralmente, em instalações especializadas ou por meio de equipamentos específicos. Nele, as sementes são tratadas com uma solução que contém todos os revestimentos desejados. Essa solução pode ser aplicada de diferentes maneiras, como imersão ou pulverização.
Os passos básicos da técnica são os seguintes:
Seleção das sementes
Para que o processo tenha êxito, é preciso escolher sementes de alta qualidade, de fornecedores idôneos e livres de pragas e doenças previamente existentes.
Definição dos produtos para o revestimento
Deve-se determinar quais revestimentos serão utilizados no recobrimento das sementes, com base nas necessidades específicas do cultivo. É fundamental considerar as recomendações técnicas e regulatórias para cada produto utilizado, para que o processo seja seguro.
Preparação da solução para o recobrimento
Definidos os produtos, é preciso então preparar a solução de acordo com as instruções dos fabricantes. As dosagens recomendadas devem ser seguidas à risca, para garantir que os produtos sejam misturados da forma adequada.
Preparação das sementes
Antes de aplicar a solução nas sementes, é necessário limpá-las bem para remover quaisquer resíduos que dificultem a aderência dos revestimentos.
Aplicação da solução
Por fim, chegou o momento de aplicar a solução nas sementes. Podem ser utilizados os seguintes métodos:
Pulverização
É importante usar os equipamentos adequados para aplicar a solução por meio da pulverização e garantir que todas as sementes sejam cobertas pelos revestimentos de maneira uniforme.
Imersão
Nesse caso, as sementes devem ser mergulhadas inteiramente na solução e passar um tempo determinado ali. Ao retirá-las, é preciso deixar escorrer o excesso de líquido antes de secá-las.
Rotação em tambores
Nesse caso, a solução e as sementes devem ser colocadas em um tambor rotativo que, ao ser girado, permite a sua cobertura uniforme pelo revestimento.
Secagem
Seja qual for o método utilizado, as sementes precisam ser devidamente secas para evitar que elas grudem umas nas outras por conta da umidade e se tornem um aglomerado. Para que o processo seja feito adequadamente elas devem ser espalhadas em uma superfície lisa e seca para que sequem naturalmente.
Armazenamento
Após o processo de recobrimento e secagem, as sementes devem ser armazenadas em embalagens adequadas, corretamente identificadas e, então, mantidas em local fresco e protegidas de umidade, luz direta e excesso de calor.
Como o recobrimento de sementes impacta no desempenho das culturas
O recobrimento de sementes com os produtos adequados causa impacto positivo importante no desenvolvimento das culturas, por conta de seus benefícios, que são:
Melhora na taxa de germinação
A presença dos revestimentos adequados nas sementes otimiza sua taxa de germinação, bem como a uniformidade. Isso acontece porque o recobrimento fornece a elas as condições ideais para germinar, incluindo nível correto de umidade, nutrientes necessários e demais fatores de crescimento — o que resulta em um rápido estabelecimento.
Proteção contra patógenos
A utilização de fungicidas e inseticidas no recobrimento de sementes ajuda a protegê-las contra doenças transmitidas diretamente pelo solo e, também, de eventuais ataques de pragas e insetos às plantas em desenvolvimento inicial.
Dessa forma, a cultura tem mais chances de se desenvolver de forma saudável.
Fornecimento adequado de nutrientes
As plantas precisam de determinados nutrientes para se desenvolver com alta produtividade e qualidade, e, na maioria das vezes, os produtos nutricionais para tratamento de sementes contém, em sua grande maioria, micronutrientes essenciais para o estabelecimento e o'desenvolvimento inicial, como zinco, ferro e cobalto.
Ao serem oferecidos diretamente às sementes durante o recobrimento, a planta já começa com uma reserva inicial, o que supre suas necessidades nos primeiros estágios de desenvolvimento. Isso é muito importante porque, nesse momento, as raízes dos vegetais ainda estão sendo desenvolvidas e, portanto, são menos capazes de absorver os nutrientes diretamente do solo de maneira eficiente.
Além do recobrimento, no entanto, é fundamental a manutenção nutricional da planta durante todo o seu desenvolvimento, a partir da utilização dos adubos indicados. Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso artigo sobre como escolher o fertilizante especial correto para cada cultivo.
Continue lendo no nosso blog
Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos