Como planejar as safras do novo ano?
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
2022 chegou. Mas diz a verdade: você já começou a planejar suas safras para esse ano? O planejamento é um método que impacta diretamente no final da sua produção. Mas isso nem sempre está claro para todo mundo. Convidamos nossos especialistas para explicarem como o ato de se planejar pode ser uma ótima ferramenta no agro.
Acesse nossas plataformas e conheça as soluções nutricionais completas
Frutas e hortaliças
Para Bruno Dittrich, líder de cultivos da Yara Brasil, o segredo do sucesso de frutas e hortaliças está em começar bem, com passos básicos que o produtor precisa estar atento:
- Escolher a cultura e variedade que se adapte bem às condições da região onde se fará o plantio. É importante que os cultivos se adaptem ao clima, às condições hídricas, além de que tenham resistência a doenças e pragas que podem afetá-los naquela região.
- O material genético deve ter uma boa aceitação comercial, produzindo bons frutos, folhas ou tubérculos.
- É fundamental que o solo seja conhecido. Através da análise de solo, é possível conhecer as principais deficiências. As correções são feitas através de práticas como calagem, gessagem e uso de fertilizantes.
- Com esse pontos, é possível calcular a nutrição necessária para as culturas obterem produtividade. Esse conhecimento nutricional vai gerar frutos, bulbos e tubérculos maiores e uma boa coloração deles para a comercialização.
Grandes culturas
Já quando falamos em culturas como soja, milho e café, por exemplo, é necessário que o produtor fique atento não só aos processos de cultivo, mas também à avaliação do investimento de insumos e à situação do mercado. Diego Guterres, líder de cultivos da Yara Brasil, traz alguns pontos para não abrir mão em 2022:
- É preciso estar atento à rentabilidade do negócio, aproveitando o novo patamar de preço dos grãos.
- Ter um olhar racional sobre os custos de produção, já que estão em alta.
- É fundamental avaliar a compra antecipada de alguns insumos, como fertilizantes, para que a nutrição das culturas seja garantida, especialmente para solos de baixa fertilidade.
- A adubação deve sempre ter bastante critério técnico, especialmente para quem pensa em reduzi-la buscando redução de custos, a fim de que não haja nenhuma redução na produtividade, até mesmo para os solos com alta fertilidade.
Agora é só colocar a mão na massa. Sempre é tempo de começar a planejar as suas safras.
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes premium
Confira também nossos webinars exclusivos