Características
julho 21, 2023

A influência do pH do solo na fertilidade das plantas

De: Equipe agronômica

O nível de pH do solo afeta diretamente o resultado das suas safras. Leia o artigo para entender o assunto.


A influência do pH do solo na fertilidade das plantas
A influência do pH do solo na fertilidade das plantas

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

São inúmeros os desafios que os produtores agrícolas enfrentam no dia a dia para aumentar os resultados de suas culturas e alguns deles, certamente, estão relacionados com a qualidade do solo. 

A viabilidade de uma área para o plantio depende de diversos fatores, incluindo tipo do solo, riqueza nutricional, nível de umidade e, é claro, o pH, a medida que indica seu nível de acidez ou alcalinidade.

Leia este artigo e entenda:

  • o que é o pH do solo;
  • qual é a importância do pH do solo para as culturas;
  • como medir o pH do solo;
  • como corrigir o pH do solo.

O que é o pH do solo

O pH é uma medida química utilizada nos mais diversos tipos de substância. Seu objetivo é indicar o nível de acidez ou alcalinidade em uma escala que vai de 0 a 14, sendo que 7 é considerado o ponto neutro. Sendo assim, valores entre 0 e 7 são ácidos e, acima de 7, indicam um meio alcalino (ou básico). 

Entenda a importância do pH do solo para as culturas

O pH do solo é uma medida fundamental para a saúde e a produtividade das culturas agrícolas porque afeta diversos aspectos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento das plantas. Isso acontece principalmente porque esse fator influencia o nível de disponibilidade de nutrientes do solo para os vegetais. 

Os macronutrientes essenciais, como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, são muito mais disponíveis em solos com pH próximo à neutralidade (entre 6 e 6,5). 

Solos muito ácidos, com pH entre 4 e 5, são muito propícios para a solubilidade de componentes minerais, como o ferro e o alumínio, que acabam se tornando tóxicos para as plantas — mas os problemas não acontecem apenas em meio à acidez. Solos excessivamente alcalinos, com pH superior a 8, impedem a solubilização dos nutrientes, tornando-os inacessíveis para as culturas.

O pH do solo afeta também a atividade e a diversidade dos microrganismos ali presentes, como as bactérias e os fungos que desempenham papéis fundamentais na ciclagem de nutrientes, na decomposição da matéria orgânica e na formação de substâncias benéficas para as plantas. 

Como medir o pH do solo

É possível realizar a medição do pH no solo de diferentes maneiras. Uma bastante comum é por meio da utilização de um aparelho medidor, conhecido como pHmetro. Trata-se de um dispositivo eletrônico portátil capaz de avaliar o nível de acidez ou alcalinidade em substâncias líquidas. Nesse caso, é preciso misturar uma amostra de solo com água destilada e aguardar o resultado indicado pelo aparelho calibrado.

Para obter, no entanto, um resultado mais preciso e detalhado, é interessante contar com os serviços de um laboratório de análise, que usam métodos mais avançados para realizar esse levantamento. 

Saiba como corrigir o pH do solo

Existem diferentes maneiras de corrigir o pH do solo, que dependem, é claro, da necessidade de alcaliniza-lo ou modificá-lo.

Aplicação de enxofre elementar

A aplicação de enxofre elementar no solo é utilizada para corrigir o pH em casos de alcalinização excessiva. A substância é oxidada pelas bactérias do solo e se transforma em ácido sulfúrico, em um processo conhecido como acidificação microbiana, que ajuda a neutralizar o pH. 

A quantidade de enxofre que deve ser aplicada depende tanto das características do solo quanto das necessidades das plantas que serão cultivadas.

Incorporação de matéria orgânica

Agora, falando em reduzir a acidez do solo, uma boa técnica é a da incorporação de matéria orgânica à terra, como o esterco ou resíduos de outras culturas. Esse tipo de matéria age como uma barreira que, além de ajudar a equilibrar o pH, aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes. 

Aplicação de calcário

Cada vez mais popular entre os agricultores, a aplicação de calcário no solo (em um processo ao qual se dá o nome de calagem) é realizada comumente para diminuir a acidez. Isso porque o calcário é rico em carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, substâncias que reagem quando entram em contato com os íons de hidrogênio do solo, neutralizando a acidez.

É importante saber, ainda, que existem diversas outras vantagens dessa técnica para o cultivo agrícola. Entenda mais a respeito lendo o nosso artigo sobre os benefícios do calcário no solo.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes