Conheça os impactos da deficiência de boro em citros
Leia o artigo para entender os impactos, as causas e saber como contornar casos de deficiência de boro em citros. As informações contidas no texto são essenciais para salvar sua lavoura.
O boro é um micronutriente vital para as plantas, apesar de estar presente em quantidades mínimas nos tecidos vegetais. Ele está envolvido em várias funções críticas, como desenvolvimento celular, transporte de carboidratos, formação das membranas celulares, entre outros.
Sendo assim, a deficiência de boro em citros pode causar uma série de disfunções e distúrbios nas plantas, tanto relacionados ao seu crescimento quanto ao seu desenvolvimento saudável.
Continue a leitura deste artigo e confira:
- como identificar a deficiência de boro em citros;
- quais são as causas da deficiência de boro em citros;
- quais são as consequências da deficiência de boro em citros;
- como combater a deficiência de boro em citros.
Como identificar a deficiência de boro em citros?
A deficiência de boro em citros pode exibir alguns sintomas visuais e estão entre os mais comuns:
- folhas jovens encrespadas, distorcidas ou deformadas, podendo apresentar tamanho reduzido e margens irregulares;
- crescimento atrofiado de novos brotos e ramos de citros, fazendo com que a planta apresente uma aparência menos vigorosa e mais compacta do que o normal;
- aborto de gemas apicais, que pode gerar um padrão de ramificação anormal e ramos laterais excessivamente desenvolvidos;
- frutos deformados, com áreas endurecidas ou subdesenvolvidas, podendo apresentar uma coloração alterada;
- citros com cascas rachadas ou descamadas em casos mais graves de deficiência de boro, o que compromete a aparência e a qualidade dos citros;
- amarelamento ou alvejamento interno ao cortar o fruto.
Os sintomas também incluem formação suberosa na folha e nervura, e locais com resina no albedo do fruto e no mesocarpo próximo da casca.
Quais são as causas da deficiência de boro em citros?
Plantas de citros que perdem a dominância apical tendem a apresentar um crescimento caótico e de uma maneira menos controlada.
Em casos onde as árvores de citros perdem a dominância apical, com aparecimento de múltiplos brotos, deve-se checar se há deficiência de boro.
Leia também: Sanidade do citros: o que é preciso saber
Quais são as consequências da deficiência de boro em citros?
De maneira geral, a deficiência de boro em plantas cítricas não só afeta a aparência e a saúde da planta como também pode ter repercussões sérias na produção e na qualidade do fruto. Entre suas consequências estão:
- redução no rendimento, já que a atrofia do crescimento e o aborto de gemas podem resultar em uma produção reduzida de frutos, levando a safras menores e menos lucrativas;
- qualidade comprometida, uma vez que frutos deformados, com rachaduras ou amarelamento interno são menos atraentes para os consumidores e têm um valor de mercado reduzido. Além disso, eles podem ter um sabor alterado ou um menor teor de suco;
- aumento da vulnerabilidade, já que plantas enfraquecidas pela deficiência de boro podem se tornar mais suscetíveis a doenças e infestações de pragas, requerendo mais intervenções e cuidados por parte dos agricultores.
Como acontece a perda de dominância apical?
Como vimos, plantas de citros que perdem a dominância apical tendem a apresentar um crescimento caótico e de uma maneira menos controlada.
Sendo assim, caso as árvores de citros estejam perdendo a dominância apical ou estejam originando múltiplos brotos, recomenda-se checar se há deficiência de boro.
Como combater a deficiência de boro em citros?
Como vimos até aqui, combater a deficiência de boro em citros é essencial para garantir uma produção saudável e maximizar os rendimentos de uma lavoura, aumentando a produtividade das plantas cítricas. Para isso, é preciso seguir algumas estratégias e métodos específicos, recomendados para tratar e prevenir este quadro em plantas cítricas:
Teste de solo
Antes de implementar qualquer tratamento, é fundamental realizar uma análise de solo para determinar o nível de boro presente. Isso ajudará a decidir o tipo e a quantidade de fertilizante necessários.
Aplicação de fertilizantes com boro
Existem diversos fertilizantes no mercado que contêm boro, entre os mais indicados estão os da Yara Brasil, como o YaraLiva ou o YaraVita, além de alguns produtos das linhas YaraRega e YaraMila. Eles podem ser aplicados em diferentes etapas do ciclo da cultura.
Monitoramento regular
Mesmo após a aplicação de tratamentos, é vital monitorar as plantas regularmente para detectar sinais de deficiência e garantir que os níveis de boro estejam adequados. Isso pode envolver inspeções visuais e testes de tecido foliar.
Práticas de Irrigação Adequadas
O boro é um nutriente móvel no solo, o que significa que pode ser facilmente lavado da zona radicular das plantas com excesso de irrigação. Garantir práticas de irrigação adequadas ajudará a prevenir a lixiviação do elemento e a manter níveis adequados no solo.
Leia também: Podridão Radicular no Citros
Manejo de matéria orgânica do solo
A matéria orgânica do solo, como composto e cobertura morta, pode ajudar a melhorar a retenção de nutrientes e a promover uma liberação lenta de boro, beneficiando as plantas cítricas.
Correção do pH do Solo
O boro se torna menos disponível para as plantas em solos extremamente alcalinos ou muito ácidos, o que torna essencial ajustar o pH do solo.
Colaboração e Consultoria
Trabalhar em colaboração com agrônomos, especialistas em nutrição de plantas ou empresas especializadas, como a Yara Brasil, pode fornecer insights valiosos sobre as melhores práticas e produtos específicos para tratar a deficiência de boro em citros.
Leia também: Resumo Nutricional do Citros
Tenha acesso aos que há de melhor no mercado: conheça o Programa Nutricional SuperCitros e garanta a saúde, a qualidade e a alta produtividade para o seu plantio.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre citros