Características
agosto 29, 2023

O Papel da Fertilização na Sustentabilidade Ambiental

De: Equipe Desenvolvimento de Negócios & Sustentabilidade

A adubação agrícola é essencial para garantir a segurança alimentar, e a sustentabilidade ambiental, para possibilitar a qualidade de vida das gerações futuras. Como esses assuntos se conectam? Leia o artigo para entender.


O Papel da Fertilização na Sustentabilidade Ambiental
O Papel da Fertilização na Sustentabilidade Ambiental

A agricultura desempenha um papel fundamental na alimentação da população mundial há muitos séculos. O crescimento populacional e a demanda por alimentos, em paralelo, têm exercido uma pressão cada vez maior sobre os recursos naturais e o meio ambiente e, por isso, para produtores e empresas que atuam nesse segmento estarem alinhados à agenda ESG (ambiental, social e governança corporativa) e outras práticas de sustentabilidade se tornou indispensável.

É fundamental conciliar o aumento da produção agrícola com a preservação dos ecossistemas, e o uso de fertilizantes não pode ficar de fora dessa conversa. Sendo amplamente utilizados para maximizar a produtividade dos cultivos e a qualidade dos alimentos por meio do suprimento das necessidades nutricionais das plantas. 

Porém, o manejo adequado da nutrição de plantas exige a escolha do fertilizante certo, na dose certa, no local certo e na época certa. Quando isso não ocorre, por exemplo, com a escolha do fertilizante errado ou a dose em excesso podemos ter  impactos negativos no solo, na água e na biodiversidade. 

Por isso, é de suma importância compreender o papel dos fertilizantes na sustentabilidade ambiental e, então, buscar por práticas agrícolas mais equilibradas,  que contribuam  com a proteção dos recursos naturais e minimizem o impacto negativo na natureza. 

Leia este artigo para entender:

  • a importância da preocupação com sustentabilidade ambiental;
  • qual a relação entre fertilização e cuidados ambientais;
  • como a fertilização adequada contribui com a sustentabilidade ambiental.

A importância da preocupação com sustentabilidade ambiental

Devido aos desafios ambientais enfrentados globalmente, a preocupação com a proteção do meio ambiente é de extrema importância em todos os segmentos. Buscar um desenvolvimento sustentável significa utilizar os recursos naturais de forma equilibrada, garantindo sua preservação para as próximas gerações.

Essa questão é essencial porque o planeta dispõe de recursos limitados: água potável, solo fértil, biodiversidade, nada disso é infinito, e se não utilizarmos de maneira responsável, corremos o risco de esgotá-los rapidamente, prejudicando o equilíbrio dos ecossistemas e comprometendo a qualidade de vida. 

Além da má utilização dos recursos, as atividades humanas têm causado impactos negativos significativos, como o aumento das emissões de gases de efeito estufa, a degradação dos habitats naturais devido ao desmatamento e à geração de resíduos. Esses problemas têm consequências diretas na perda da biodiversidade, na saúde humana e na economia. 

A preocupação com sustentabilidade ambiental e a adoção de práticas ESG no agronegócio, portanto, é o único caminho para mitigar esses impactos e buscar soluções que permitam o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.

Fertilizantes agrícolas e cuidados ambientais: qual é a relação?

A relação entre fertilizantes agrícolas e a sustentabilidade ambiental é bastante complexa e, portanto, deve ser analisada com cautela. Tanto os aspectos positivos quanto os desafios associados ao uso desses produtos devem ser levados em consideração na produção no campo.

Sabemos que hoje, sem os fertilizantes minerais, metade da população mundial não teria acesso aos alimentos em sua mesa. Em um contexto em que a demanda por alimentos só cresce, devido ao aumento da população global, os fertilizantes são essenciais para garantir a segurança alimentar.

Porém, o uso indiscriminado de produtos de baixa qualidade, no entanto, pode ter consequências bastante negativas para o meio ambiente, como o desequilíbrio e salinização  dos solos e a lixiviação de nutrientes para os rios, o que causa a poluição da água e a perda da biodiversidade aquática. 

Além disso, os fertilizantes nitrogenados podem contribuir com as emissões de gases do efeito estufa tanto na sua produção como na utilização no campo. Para alcançar a sustentabilidade ambiental na agricultura, portanto, é essencial adotar práticas de manejo responsáveis no uso dos produtos, privilegiando, sempre, aqueles de maior qualidade e eficiência

Como a fertilização adequada contribui com a sustentabilidade ambiental

A fertilização adequada desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ambiental na agricultura porque é a única maneira de promover a segurança alimentar e, se usados corretamente, podem trazer benefícios significativos para o meio ambiente. Com o aumento da produtividade na mesma área agrícola, por exemplo, não será necessário desmatar novas áreas. E também, com o manejo da fertilização correto, podemos recuperar áreas agrícolas degradadas e torná-las produtivas novamente.

Entenda alguns pontos por meio dos quais a adubação contribui com o desenvolvimento sustentável:

Aumento na eficiência do uso de nutrientes

A aplicação precisa e equilibrada de fertilizantes permite fornecer às plantas os nutrientes essenciais de que necessitam, por exemplo  nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) na quantidade certa e no momento adequado, o que evita a aplicação excessiva de produtos, podendo causar impacto negativo.

Melhora da qualidade do solo

O uso de fertilizantes pode ajudar a melhorar a fertilidade do solo, fornecendo nutrientes essenciais e corrigindo deficiências. Solos saudáveis e férteis são cruciais para o desenvolvimento das plantas, e quando os resultados do cultivo são bons, reduz-se a necessidade de expansão para novas áreas, evitando o desmatamento.

Redução dos problemas de erosão do solo

A fertilização adequada pode fortalecer a estrutura do solo e promover o crescimento de raízes saudáveis e profundas, o que ajuda a prevenir a erosão, já que a cobertura vegetal protege o solo da ação das chuvas e do vento.

Benefícios como esses, no entanto, só podem ser atingidos com a utilização de produtos de alta qualidade. Quer entender mais sobre o assunto? Então leia também o nosso artigo sobre fertilizantes premium versus fertilizantes convencionais.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes