O correto uso da irrigação também garante melhor uso do nitrogênio. Um estudo com laranjas Valência na Flórida mostra que uma cultura irrigada utiliza mais nitrogênio, aumentando a produtividade.
Fertirrigação x broadcasting
Fertirrigação também pode ajudar a atingir máximo uso de N, resultando em maiores produtividades quando comparado com a aplicação à lanço de fertilizantes nitrogenados sólidos.
A forma de N utilizada tambem é importante no uso de fertirrigação, pois os nutrientes são concentrados na região úmida, de maneira que as reações ocorrem mais rapidamente do que na aplicação à lanço de fertilizantes sólidos:
- Ureia é altamente suscetível à lixiviação e precisa ser transformada em amônio e depois nitrato antes de ser absorvida pelas raízes – um processo que pode levar mais de uma semana, principalmente em baixas (<18°C) e/ou altas (>35C°) temperaturas no solo.
- Amônio – devido às suas cargas positivas – é melhor retido no solo, assim como aumenta o suprimento no solo em longo prazo, podendo ser transformado em nitrato para absorção radicular. No entanto, tanto a absorção quanto a transformação reduz o pH do solo. Em solos com baixa capacidade tampão (arenosos ou de baixa CTC), esse decréscimo no pH pode ser de uma ou mais unidades. Em solos de baixo pH, também pode ocorrer liberação de amônia em níveis tóxicos, novamente reduzindo a performance da cultura.
- Aplicação de N-nitrato na água de irrigação, em períodos chave como brotação das folhas, pode assegurar disponibilidade imediata e maior crescimento. Boas práticas de manejo podem minimizar lixiviação de nitrato quando comparado a aplicações à lanço.