Milho: conheça os derivados e a versatilidade do cereal
O Brasil é o maior exportador de milho no mundo todo. Ao longo do ano, acontecem três safras da cultura em diversas regiões do país. É delas que o cereal ganha diferentes formas, sabores e usabilidades ao redor do planeta. Hoje, trouxemos alguns dos principais derivados do milho para você conhecer.
Alimentação humana
Na culinária brasileira, o milho está mais que presente. Bolo de fubá, cuscuz, pipoca, canjica e pamonha são só alguns exemplos. Mas existem componentes que nem todo mundo sabe que são usados para dar forma aos pratos do mundo todo, como amido, zeína, glúten e glicose.
Alimentação animal
O milho é uma matéria-prima na alimentação dos animais domésticos e daqueles com fins comerciais. O cereal tem cerca de 60% de participação na composição total das rações. É por isso que o aumento da produção de rações ao longo dos está diretamente ligado ao crescimento da demanda do milho nos últimos anos.
Indústria
O uso do milho para fins industriais também é muito forte. O destaque principal é o etanol de milho, que vem tendo uma crescente na produção. Usado como combustível para automóveis, o produto é uma forma sustentável de produzir energia no mundo, colaborando com a sustentabilidade na mobilidade humana e o processo de descarbonização do mundo.
A nutrição do milho no campo reflete nos seus produtos finais. Por isso, o agricultor precisa ficar atento às melhores soluções e práticas para ter um bom proveito no pós-colheita e lucro na comercialização do cereal.
Continue lendo no nosso blog
Confira os fertilizantes recomendados para o milho
Confira também nossos webinars exclusivos