Micronutrientes para a cultura da cana-de-açúcar
Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!
Os micronutrientes desempenham um papel importante no aumento da produtividade e qualidade tecnológica de cana-de-açúcar. As deficiências e respostas estão relacionadas com diversos fatores, principalmente tipo de solo, pH e disponibilidade. As respostas podem ser altas tanto na cana-planta e cana-soca, quando a aplicação foliar ajudar na obtenção de melhor crescimento. Na cana-planta – sob altas produtividades – normalmente o suprimento de micronutrientes é maior.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para cana
Existem inúmeros exemplos de respostas positivas em termos de crescimento e subsequente produção de colmos e açúcar na literatura. As figuras a seguir destacam algumas pesquisas e indicam respostas quando há baixo suprimento de micronutrientes.
Existe, no entanto, uma evidência crescente de que alguns níveis críticos de micronutrientes podem não ser altos o suficiente, fazendo com que um suprimento adequado de nutrientes para a cultura não seja suficiente para garantir bom desenvolvimento das plantas, pois podem estar limitadas pelo baixo fornecimento de micronutrientes. Em alguns países, como Brasil, pesquisadores estão revisando as respostas da cana aos micronutrientes em variedades altamente produtivas.
Em pesquisas independentes, assim como em ensaios próprios da Yara, respostas significativas estão sendo encontradas a partir do uso de boro e zinco aplicado no tratamento de toletes e em estágios iniciais de rebrota das soqueiras, ou até com 180 dias na forma de aplicação foliar.
Ao mesmo tempo, existem evidências crescentes de que o molibdênio é também um nutriente-chave que está sendo atualmente subestimado e usado em níveis insuficientes para produção de cana-de-açúcar, o que pode melhorar respostas ao nitrogênio aplicado à cultura.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre cana-de-açúcar