Características
August 04, 2023

MaisFibra: Conheça o programa nutricional para algodão da Yara

De: Yara Brasil

Com a combinação de fertilizantes de alta tecnologia, o programa nutricional MaisFibra garante maior produtividade e rentabilidade, colocando o algodão brasileiro em um novo patamar de competitividade global ao unir inovação e manejo nutricional eficiente.


Lavoura de algodão
Lavoura de algodão

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Recentemente, o Brasil se tornou o maior fornecedor de algodão do mundo, superando os EUA. No período que vai de agosto de 2023 e julho de 2024, as exportações brasileiras alcançaram cerca de 2,70 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma), segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Isso comprova o grande potencial produtivo da cultura para o agronegócio nacional e garante ao algodão um lugar de destaque entre os produtores rurais. Para apoiar o desempenho positivo dos algodoeiros e impulsionar ainda mais o crescimento dos cotonicultores, a Yara criou o programa nutricional MaisFibra, que reúne diferentes soluções agrícolas da companhia capazes de entregar altas produtividades e rentabilidade para o algodão. 

Os principais produtores de algodão no Brasil estão concentrados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do país. Os estados que mais se destacam na cotonicultura são o Mato-Grosso, com mais de 70% da produção nacional, seguido pela Bahia. O país possui hoje, aproximadamente, 1,9 milhão de hectares de algodoeiros. Para manter as altas produtividades, o agricultor deve investir na análise e correção de solo, como o primeiro passo para estabelecer lavouras mais resilientes, além de apostar em um adequado manejo nutricional.

O algodoeiro é particularmente sensível às variações térmicas e à falta de chuvas. Quando a restrição hídrica ocorre na fase reprodutiva, a qualidade das fibras produzidas é afetada. Além disso, o frio ou calor excessivos afeta diretamente a floração. Por isso, um manejo nutricional adequado proporciona melhores resultados para os agricultores, já que plantas mais nutridas apresentam maior tolerância aos estresses climáticos.

Desenvolvido pela Yara, o programa nutricional MaisFibra combina diferentes fertilizantes de alta eficiência, específicos para todo o ciclo da cultura, garantindo que as plantas desenvolvam seu máximo potencial por meio de uma nutrição equilibrada.

Manejo completo e eficiente

A premissa do programa nutricional MaisFibra é entregar eficiência operacional, com alta produtividade e rentabilidade para o agricultor. A ideia é oferecer um portfólio completo de fertilizantes de alta tecnologia capazes de atender às principais demandas nutricionais do algodão durante todas as etapas da lavoura.

O primeiro passo começa ainda na semeadura, com a aplicação da linha YaraBasa. Com até 9 nutrientes no mesmo grânulo, a linha oferece para os cultivos de algodão diferentes concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio solúvel em água, além de poder conter cálcio, enxofre, magnésio e micronutrientes que proporcionam melhor enraizamento e arranque da cultura. Por conter todos os nutrientes no mesmo grânulo, o produto evita a segregação, otimizando o manejo e garantindo uma lavoura mais uniforme.

Já na segunda etapa da cultura, conhecida como fechamento de estande, a linha YaraBela é a mais indicada, para proporcionar melhor desenvolvimento vegetativo e garantir energia para a planta. A sua fórmula, à base de nitrato de amônio, reduz a volatilização do nitrogênio e a acidificação do solo, resultando em maior quantidade de folhas e raízes. Isso melhora o poder de absorção dos nutrientes do solo pela planta e aumenta a fotossíntese, essencial para o desenvolvimento vegetativo.

Assim que começam a surgir os primeiros botões florais, o agricultor conta ainda com o apoio da linha YaraMila, YaraLiva e YaraVita. A primeira fornece nitrogênio, fósforo e potássio, combinados a outros nutrientes, como magnésio e enxofre, além de diversos micronutrientes, tudo no mesmo grânulo. Com diferentes formas de fósforo em sua composição, ele proporciona liberação imediata e gradual do nutriente, o que resulta em melhor nutrição das plantas e favorece os processos metabólicos do algodoeiro.

O YaraLiva NITRABOR fornece nitrogênio na forma de nitrato, cálcio e boro solúveis. Utilizado no início da floração, a combinação equilibrada desses nutrientes leva ao melhor enraizamento, absorção de nutrientes e redução do abortamento de botões, o que favorece o desenvolvimento das flores.

Paralelamente, a linha de fertilizantes líquidos YaraVita, ajuda a lavoura a enfrentar desafios climáticos, tornando as plantas mais vigorosas. Com macro e micronutrientes, os fertilizantes YaraVita melhoram a resposta das plantas aos estresses ambientais, podendo ser aplicados de diferentes formas e de acordo com as necessidades específicas da cultura, em diversos estágios do cultivo.

A linha YaraVita pode ser combinada com a linha YaraAmplix, para garantir resultados ainda melhores em produtividade e qualidade das maçãs. Isso ocorre devido a combinação exclusiva de nutrientes e compostos bioativos presentes na linha, que favorecem o metabolismo das plantas, atuando diretamente no desenvolvimento e pegamento da florada. Os produtos reduzem os efeitos adversos de climas extremos e foram desenvolvidos para atuar em sinergia com os processos naturais das plantas, aumentando a eficiência no uso dos nutrientes e favorecendo os processos enzimáticos essenciais para a boa formação das flores. 

Todos os benefícios das linhas de fertilizantes de alta tecnologia produzidos pela Yara ainda oferecem uma importante vantagem extra: sustentabilidade. Os produtos são desenvolvidos por meio de extensa pesquisa científica, para trabalhar em sintonia com a natureza, já que reduzem os impactos das mudanças climáticas, melhoram a saúde do solo e apoiam a prosperidade do agricultor. Tudo isso, com menor pegada de carbono na lavoura, já que são produzidos com iniciativas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, tanto durante a manufatura, quanto na aplicação no campo.

Além disso, a Yara apoia a jornada do agricultor disponibilizando ferramentas digitais exclusivas, como o AtFarm e o Sistema de Recomendação de Nutrição Yara. Criadas com o objetivo de facilitar o manejo das lavouras, essas tecnologias otimizam o uso de recursos e a aplicação de insumos no campo, o que resulta em maior economia para o agricultor e impactos positivos para o meio ambiente. As ferramentas digitais oferecem orientação técnica no uso e aplicação dos fertilizantes por meio de análises de solo, imagens via satélite e protocolos personalizados de adubação que facilitam a rotina do produtor rural e diminuem o desperdício, garantindo resultados positivos na colheita.

Com um portfólio repleto de soluções de alta eficiência combinadas para suprir as necessidades nutricionais do algodoeiro, o programa nutricional MaisFibra proporciona um ganho médio em produtividade de 15%. Vale lembrar que o sucesso da lavoura depende de uma adequada análise e correção do solo, bem como de um manejo bem ajustado, considerando a melhor variedade a ser cultivada para cada região.

Ao adotar o programa nutricional MaisFibra, o produtor rural não só potencializa a produtividade e a rentabilidade de sua lavoura de algodão, mas também se posiciona à frente em um mercado competitivo e dinâmico, onde a excelência é a chave para o sucesso. Com a combinação de tecnologia de ponta e um manejo nutricional eficiente, o futuro da cotonicultura no Brasil é promissor, refletindo não apenas em colheitas mais abundantes, mas também em um agro mais sustentável e resiliente. Na jornada rumo à liderança global, a Yara se consolida como parceira estratégica dos agricultores, impulsionando o algodão brasileiro ao topo do mundo.

Quer saber mais das soluções agrícolas da Yara para o algodão? Acesse a página do programa nutricional MaisFibra e converse com o consultor comercial Yara da sua região.