Integração Lavoura-Pecuária: por que implementar na sua propriedade?
Saiba quais os benefícios que o sistema de Integração Lavoura-Pecuária traz ao agronegócio.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
Ao longo dos anos, foram desenvolvidas técnicas agrícolas inovadoras para ajudar na recuperação e proteção de áreas degradadas. O sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é uma delas e vem se expandindo pelo Brasil. Na região do Cerrado, por exemplo, agricultores adotam a prática para potencializar a produtividade com mais sustentabilidade. Nesse artigo, vamos entender melhor como funciona a alternativa e quais são os benefícios dela.
O que é a Integração Lavoura-Pecuária?
A ILP trata-se de um sistema que combina a produção de grãos e a pecuária em uma mesma área, podendo ser de forma consorciada, sucessiva ou rotativa. Essa integração tem grande eficiência ao ecossistema do ambiente, ajudando a conservar a saúde do solo e otimizando os aumentos da produtividade com os recursos naturais.
A prática permite diminuir a expansão de áreas e utilizar o que já se tem disponível para produzir alimentos. Com a biodiversidade em equilíbrio, os agricultores conseguem ainda recuperar o que está degradado e infértil para a agricultura. Além disso, a ILP é uma estratégia para garantir a segurança alimentar da população a longo prazo.
Por que adotar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária?
A técnica acarreta diversos resultados positivos para o agricultor e o meio ambiente. Entre os benefícios que se destacam, estão:
- Melhor condições físicas, químicas e biológicas do solo;
- Redução dos custos de produção e otimização na utilização de máquinas, equipamentos, insumos e mão de obra;
- Aumento da ciclagem de nutrientes;
- Recuperação de pastagens degradadas;
- Diminuição de doenças e da presença de plantas invasoras;
- Diversificação da renda na propriedade rural;
- Redução dos riscos de erosão e melhor recarga e qualidade da água;
- Mitigação da emissão de gases de efeito estufa, devido à maior capacidade de sequestro de carbono;
- Promoção da biodiversidade, o que favorece novos nichos e habitats para os agentes polinizadores das culturas.
Como começar a implementar a Integração Lavoura-Pecuária?
Primeiramente, o produtor deve se planejar. A eficiência da técnica depende de fatores climáticos, do solo e dos cultivos que serão utilizados. As culturas de milho, feijão, arroz, sorgo, soja, girassol têm sido implantadas com sucesso em sucessão, consorciação ou rotação com forrageiras tropicais perenes.
Também é interessante estudar o que será necessário investir, levando em consideração as ferramentas e a mão de obra já disponíveis dentro da propriedade rural. No entanto, a ILP tem sido uma alternativa economicamente viável para os agricultores, promove um maior equilíbrio com a natureza e vem sendo cada vez mais explorado cientificamente e em campo com resultados promissores.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos