Características
janeiro 08, 2021

A importância do nitrato de amônio para a produção de alimento

De: Equipe Agronômica

Saiba mais como o nitrato de amônio é fundamental para a produtividade agrícola


Mão Segurando Grânulos de Fertilizante
Mão Segurando Grânulos de Fertilizante

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

As plantas precisam de nitrogênio para o seu desenvolvimento e o encontram na matéria orgânica do solo, nos fertilizantes orgânicos que contém nitrogênio ou nos fertilizantes minerais à base de nitrato de amônio. A matéria orgânica do solo e os fertilizantes orgânicos, que contém nitrogênio, precisa passar por processos microbiológicos para
transformar o nitrogênio nas duas principais formas absorvidas pelas plantas: nitrato e amônio.

Acesse nossas plataformas e conheça as soluções nutricionais completas

Quero comprar online

 

Processo de transformação do nitrogênio

No processo de mineralização, as moléculas orgânicas são transformadas em amônio, o qual as plantas conseguem absorver. No processo de nitrificação, a microbiologia do solo transforma o nitrogênio amoniacal em nitrato, que as plantas também conseguem absorver. Já os fertilizantes minerais à base de nitrato de amônio já apresentam o nitrogênio exatamente nas formas químicas absorvidas pelas plantas: nitrato e amônio, melhorando a nutrição e minimizando perdas de nitrogênio.
Essas diferenças entre as fontes de nitrogênio são essenciais para a sustentabilidade da lavoura, o que faz dos nitratos um importante aliado do produtor rural na busca por produtividade sustentável em suas lavouras. Na agricultura, comparados a outras fontes de nitrogênio, os fertilizantes à base de nitrato contribuem para aumentar a eficiência do uso do nutriente, já que não perdem parte de seu nitrogênio - em forma de gás amônia
– em aplicações na superfície do solo, principalmente com restos de culturas anteriores, palhada, etc. O nitrato está presente em alguns de nossos produtos.

 

Segurança em todo o processo 

O nitrato de amônio é um fertilizante de alta eficiência agronômica, não é combustível e mesmo sendo uma substância oxidante, é seguro manejado corretamente. Por isso seu armazenamento deve seguir padrões de segurança rigorosos. A Yara possui todas as licenças, de acordo com as regulamentações das autoridades nacionais, entre elas o Exército, e adota uma série de medidas adicionais ao que é indicado na legislação. Essas medidas são políticas, manuais, diretrizes e procedimentos que garantem a segurança das operações de produção, armazenamento, mistura, ensaque e transporte destes produtos.
Na Yara a segurança é nossa licença para operar e isso vale tanto para nossos colaboradores, como para clientes e parceiros. Por isso, todos os fertilizantes à base de nitrato de amônio passam por testes prévios em todas as suas fórmulas. O objetivo é avaliar se os produtos podem apresentar decomposição autossustentável em caso de incêndio durante o armazenamento. Somente os produtos aprovados nesse teste são disponibilizados ao mercado.