Fertilizante mineral: conheça a importância
Sem um fertilizante mineral, as lavouras não conseguem alcançar o máximo da sua produtividade. Entenda a importância do manejo de nutrientes no artigo!
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
A agricultura não é novidade para a humanidade. Cultivamos plantas há mais de 7000 anos, mas o uso de fertilizantes é bastante recente e só foi disseminado quando o guano peruano e o nitrato de sódio chileno foram comercialmente introduzidos ao mundo ocidental.
Contudo, antes disso, as civilizações antigas já percebiam que algumas substâncias potencializavam o crescimento das plantas. Por exemplo, existem registros históricos de que, há 2000 anos, agricultores chineses usavam ossos calcinados ou tratados com cal.
No ano de 1800, cientistas começaram a se interessar pela química do crescimento vegetal e, com maior entendimento desse campo e desenvolvimento de tecnologias, foi possível produzir essas substâncias em larga escala: os fertilizantes minerais. Continue a leitura para saber o que é e a importância do seu uso em lavouras!
O que é um fertilizante mineral?
Fertilizante mineral, como o próprio nome indica, é um produto rico em minerais importantes para o desenvolvimento da planta, como é o caso do nitrogênio, do enxofre e do fósforo. Eles são provenientes de depósitos minerais ou produzidos quimicamente.
Por que usar fertilizante mineral na lavoura?
A resposta para essa pergunta é simples: o solo não conta com todos os nutrientes que a planta precisa em cada estágio do seu ciclo de vida, por isso o fornecimento da adubação correta é tão importante.
Justus van Liebig — pesquisador conhecido como “pai da indústria de fertilizantes” — concluiu com seus estudos a existência da Lei do Mínimo que diz o seguinte: se houver deficiência ou carência de um dos elementos nutritivos, a produtividade da plantação será limitada, mesmo quando todos os outros elementos forem abundantes. Confira a imagem que ilustra essa situação:
Por isso, hoje reconhecemos que a obtenção de ótimas lavouras envolve o fornecimento de um ótimo programa nutricional pensado para cada cultura.
Vale lembrar também que o uso do fertilizante mineral tem a função não só de melhorar, mas também de preservar a fertilidade do solo, uma vez que nutrientes são retirados dele a cada colheita.
Pensando de forma mais ampla, os fertilizantes cumprem um papel importante no estabelecimento de um sistema agrícola sustentável e capaz de suprir a demanda mundial de alimentos.
Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Então confira também o artigo que explica os tipos de fertilizantes existentes no mercado e entenda qual é o melhor para a sua lavoura!
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos