Funções do molibdênio na produção de citros
Efeitos sobre a produtividade e teor foliar de N
Em testes realizados no Egito, a atividade de nitrato aumentou com o crescimento das taxas de molibdênio. Foi demonstrado que 6mg/árvore de molibdênio melhorou os rendimentos de tangerina em 44% e ajudou a aumentar os teores foliares de N.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para citros
Efeito do molibdênio no estádios de crescimento
Estádio |
Efeito do molibdênio |
Crescimento e maturação do fruto |
Melhora o conteúdo de suco e qualidade da casca |
Orientações gerais para aplicação de molibdênio
O molibdênio é essencial para o metabolismo do nitrogênio, sendo um componente chave na enzima nitrato-redutase, a qual catalisa a primeira etapa da conversão de nitrogênio nítrico em compostos nitrogenados. Sua deficiência pode reduzir significativamente o metabolismo de N e o crescimento das plantas, resultando em menores produtividades e baixa qualidade.
Deficiências de molibdênio em citros
As deficiências de molibdênio são observadas no verão, na forma de pontos amarelos entre as nervuras das folhas. Em solos ácidos, a deficiência é mais severa, e pode ser controlada por meio de pulverizações foliares. Para prevenir deficiência de Mo por longos períodos e melhorar a sanidade da cultura, a calagem em solos ácidos é fundamental. Deficiência de molibdênio é raramente observada em solos alcalinos.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre citros