Características
outubro 30, 2020

Funções do cálcio na produção de citros

De: Yara Brasil
plantação de laranjas
plantação de laranjas
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
O cálcio é o nutriente mais extraído pela planta cítrica e um componente estrutural da parede celular, influencia na regulação de enzimas e fito-hormônios. O cálcio também influencia o alongamento do tubo polínico e a formação da sementes. A planta bem nutrida com cálcio é mais resistente e transloca melhor os nutrientes para a parte aérea.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para citros

Quero comprar online

 

Nitrato de cálcio e produtividade - Flórida

Cálcio e produtividade

O uso cumulativo de cálcio produz altos rendimentos. Isso foi confirmado em um ambiente controlado com baixo pH em experimento na Flórida, onde altas doses de cálcio aplicadas durante o crescimento das árvores, ao longo do período de oito anos, confirmaram o aumento de produtividade.

Nitrato de cálcio e nitrato de amônio

nitrato de cálcio e amônio

Nitrato de cálcio assegura rendimentos mais elevados em comparação com o nitrato de amônio. Rendimentos máximos (laranja Valência, Brasil) foram obtidos com as doses de N aplicadas em menores doses de nitrato de cálcio. Em uma série de longo ensaios, o nitrato de cálcio tem consistentemente provado ser a forma mais eficaz de fertilizantes para produzir altos rendimentos de colheita de laranja.

Rendimento dos solos corrigidos - laranjas Valência, Flórida

Cálcio aumenta produtividade em solos calcariados

O uso regular de formas solúveis de cálcio é também benéfica em solos que receberam altas doses de carbonato de cálcio. Depois de sete anos de uso regular, o cálcio aumentou o rendimento de laranja em testes nos EUA em até 56%. O nutriente também tem um efeito significativo na redução de muitas desordens de fruta.

Cálcio e perda de árvore - laranjas, Flórida

Perda de árvores devido a pragas

Pesquisas de longa duração conduzidas com 3 variedades de plantas cítricas no sul da Flórida mostram que a longevidade dos pomares que utilizam nitrato de cálcio com principal fonte de nutrientes é significativamente maior do que pomares que utilizavam nitrato de amônio em parte da adubação, isso devido principalmente a menor ocorrência de doenças fúngicas causadas por (Fusarium ssp) em plantas nutridas com nitrato de cálcio.

Cálcio em frutas - laranja Valência, Brasil

Calcário em frutos

Aplicações de nitrato de cálcio via solo, proporcionam maiores teores de cálcio nos frutos, que é fator determinante para a qualidade dos frutos.  

Pulverizações foliares de cálcio e rachaduras

Rachaduras em frutos

Pulverizações foliares de cálcio reduzem danos na casca, rachamentos e colapso do albedo, que são portas de entrada para doenças no fruto. Trabalhos espanhóis mostraram que duas pulverizações de nitrato de cálcio durante o verão, reduziram as lesões de casca de laranjas e tangerinas.

Efeito de cálcio nos estádios de crescimento

Estádio

Efeito do cálcio

Florescimento

Melhora a retenção de folhas, de flores e o pegamento de frutos.

Pegamento de frutos            

Promove produtividade e qualidade dos frutos.

Crescimento e maturação de frutos

Aumenta o crescimento e vigor da árvore, garante frutos sem defeitos de alta qualidade.

Pós-colheita

Mantém planta e raiz saudáveis e em desenvolvimento, melhora o fluxo vegetativo.

Orientações gerais para aplicação de cálcio

O uso anual e cumulativo de cálcio gera altas produtividades. O uso de nitrato de cálcio propicia maiores produtividades quando comparado ao nitrato de amônio. A fertirrigação usando nitrato de cálcio é uma maneira altamente eficiente de maximizar a nutrição com cálcio e produtividade. Melhorias significativas no pegamento de frutos podem ser obtidas como resultado da aplicação de nitrato de cálcio realizada imediatamente antes e durante florescimento.

Deficiência de cálcio em citros

Existem poucos sinais visuais de deficiência de cálcio nas folhas. As folhas podem apresentar sintomas entre as nervuras similares às deficiências de ferro e manganês, mas raramente ocorrem. Folhas com níveis de cálcio abaixo de 1,6% são deficientes, porém as plantas perdem vigor e começam a desfolhar quando os níveis de cálcio estão abaixo de 3%. 
Plantas deficientes em cálcio ficam atrofiadas devido ao insuficiente desenvolvimento das raízes, com folhagem verde escura. Os principais impactos de deficiência de cálcio são os sistemas radiculares mais suscetíveis à doenças radiculares e frutos mais propensos a rachaduras e ao colapso de albedo.