Floração de citros: Cuidados importantes nessa fase
Entenda quais são os cuidados essenciais na etapa de floração de citros para garantir uma boa produção final.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
O Brasil é o maior produtor de frutas cítricas do mundo, e os agricultores que desejam fazer parte dessas estatísticas precisam se atentar a uma fase muito delicada do cultivo de frutas, que exige cuidados bastante específicos: a floração.
Como no caso de toda frutífera, a qualidade do produto final depende diretamente do êxito da etapa de floração. Leia este artigo para entender as especificidades relacionadas a irrigação e adubação durante essa fase do cultivo de citros.
- Leia também: Tipos de citros — saiba mais sobre o clima e o solo
Floração de citros: irrigação
Quanto maior a quantidade de água disponível, melhor a qualidade da planta? Nem sempre. No caso da floração de citros, a escassez de água, que gera o estresse hídrico, é um indutor fundamental do processo.
Mesmo essa escassez, no entanto, precisa ser controlada — já que uma determinada quantidade de água ainda é necessária. O ideal é manter cerca de 2mm a 4mm por dia para atender à demanda da planta no período de floração.
Além do estresse hídrico, outro fator essencial para a indução floral do citros é a adubação adequada.
Floração de citros: adubação
Quando falamos de adubação, é muito importante se lembrar que as necessidades nutricionais da planta não são as mesmas durante todo o seu ciclo de cultivo. A época de floração é a mais exigente. Isso porque o intenso crescimento vegetativo desse período precisa ser impulsionado pelos nutrientes adequados.
A fertilização do citros durante a floração necessita de um protocolo de fertilização que inclua:
- nitrogênio, para impulsionar o desenvolvimento das plantas e a produtividade da cultura;
- potássio, essencial e altamente demandado pelas frutíferas;
- fósforo, que é o elemento responsável pelo metabolismo energético da planta, muito importante durante todo o ciclo mas especialmente antes do florescimento, onde há a diferenciação das gemas entre vegetativas ou reprodutivas (flores);
- cálcio, que participa do crescimento foliar, da eficiência na polinização e da frutificação alem de influenciar positivamente na sanidade das flores e qualidade dos frutos.
Falando em polinização, outro aspecto ao qual se deve atentar durante a fase de floração é ao vento: quando excessivo, ele pode prejudicar bastante esse processo ao atrapalhar a atuação dos insetos polinizadores. Por isso, dependendo da região, pode ser necessária a instalação de quebra-ventos na cultura.
Para além dos cuidados específicos da fase de floração do citros, quem deseja trabalhar com esse tipo de cultura frutífera deve se atentar aos nutrientes necessários em cada uma das etapas para garantir o sucesso da produção, tanto em qualidade como em quantidade.
Saiba mais sobre isso lendo também o nosso artigo sobre a importância dos nutrientes em cada estágio de desenvolvimento do citros.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos