Drone na agricultura: aplicações e benefícios dessa tecnologia
Monitoramento das safras, mapeamento de talhão, aplicação de insumos… essas são apenas algumas das aplicações do drone na agricultura. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!
A prática da agricultura se iniciou há cerca de 12 mil anos e revolucionou profundamente a humanidade. Foi a partir daí que os grupos humanos puderam deixar de ser nômades e passaram a se estabelecer em regiões onde era possível conseguir a subsistência vinda da terra, e não apenas da caça.
Desde então, esse setor também já passou (e continua passando) por inúmeras Revoluções . Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos trouxeram grandes impactos na forma com que as atividades agrícolas são realizadas e, também, em seus resultados. Entre essas tecnologias, está o uso do drone.
Leia este artigo para conferir:
- um rápido panorama da tecnologia na agricultura;
- as aplicações do drone na agricultura;
- os benefícios do drone na agricultura.
Tecnologia na agricultura: um panorama resumido
Se a agricultura e a tecnologia, de certa forma, sempre caminharam juntas ao longo dos séculos, nos últimos anos essa parceria se estreitou ainda mais, configurando uma verdadeira revolução no setor.
- Leia também: O que é agricultura 4.0?
Seus principais objetivos são otimizar a prática da agricultura para enfrentar dois grandes desafios: proporcionar segurança alimentar para os mais de 8 bilhões de habitantes do planeta e buscar o máximo de práticas sustentáveis.
Neste cenário, a introdução de máquinas cada vez mais automatizadas e precisas não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz os custos e os riscos de erros, permitindo que os produtores tenham maior controle sobre seus cultivos.
As tecnologias de mapeamento também têm sido grandes aliadas dos agricultores, pois permitem um monitoramento mais preciso e detalhado das lavouras. A partir disso, possibilita-se a aplicação dos fertilizantes e agroquímicos de maneira muito mais eficiente, reduzindo desperdícios e impactos ambientais negativos.
O drone é um tipo de equipamento que participa de inúmeros processos no setor e, por isso, será mais explorado neste conteúdo.
Aplicações do drone na agricultura
Se alguns dos principais usos da tecnologia na agricultura são os que foram citados no tópico anterior, saiba que as aplicações do drone se encaixam em ambos! Sim, esse equipamento participa tanto de situações de monitoramento quanto de automatização. Entenda suas funções:
Monitoramento das culturas
Quando equipado com câmeras e sensores térmicos, o drone na agricultura é um grande aliado no monitoramento das culturas de forma bastante detalhada e precisa.
As imagens capturadas oferecem informações valiosas sobre o desenvolvimento das plantas, sendo capazes até mesmo de identificar doenças, pragas, deficiências nutricionais e problemas hídricos.
Dados como esses têm a capacidade de revolucionar os resultados de uma safra, permitindo que os agricultores tomem decisões rápidas e estratégicas.
Mapeamento do terreno
Quando devidamente equipados e programados, alguns drones são capazes de realizar levantamentos topográficos de áreas agrícolas. Isso ajuda os agricultores a entender melhor o seu terreno e identificar as áreas mais adequadas para planejar a distribuição eficiente das culturas.
Aplicação de insumos
Sim: o drone na agricultura também pode ser utilizado como uma espécie de robô para a aplicação de insumos, sejam eles fertilizantes ou defensivos, de forma precisa e localizada.
Essa função é especialmente útil em áreas de difícil acesso ou em campos extensos, nos quais a aplicação manual ou com maquinário pesado pode ser inviável ou pouco eficiente.
Uma aplicação direcionada e precisa de insumos traz grandes ganhos para a economia e para a sustentabilidade, evitando o desperdício de produtos e minimizando o impacto ambiental negativo causado pelo excesso de aplicação.
Monitoramento de irrigação
Com o auxílio de sensores térmicos e de umidade, os drones também são capazes de monitorar a distribuição de água das lavouras. Dessa forma, os produtores conseguem identificar áreas com necessidade de irrigação e evitar o estresse hídrico.
Controle de pragas
Os drones também podem ser utilizados para monitorar as safras e identificar características de pragas e doenças. A partir dessa análise, os produtores podem tomar decisões mais informadas sobre quando usar controles biológicos ou químicos, evitando sua utilização desnecessária e indiscriminada.
Benefícios do uso de drone na agricultura
Por todas as aplicações listadas acima já dá para entender como são impactantes os benefícios do drone na agricultura, certo? Esses equipamentos têm se mostrado grandes aliados da atividade agrícola.
Sua capacidade de monitoramento permite um planejamento e uma produção agrícola baseada em dados. Isso possibilita a tomada de decisões rápidas e o delineamento de estratégias de forma muito mais eficiente e menos custosa: os drones são uma alternativa econômica muito eficiente em comparação com métodos tradicionais de mapeamento e inspeções, como os aviões.
A aplicação de seus dados e sua utilização como ferramenta de automação também ajudam a aumentar a produtividade e a qualidade das lavouras e a reduzir o desperdício de recursos e produtos, o que também traz importantes impactos econômicos.
Por fim, a tecnologia do drone na agricultura também contribui diretamente para uma atividade mais sustentável, o que é fundamental. Aproveite para entender mais sobre o assunto em nosso artigo sobre ESG no agronegócio!
Continue lendo no nosso blog
Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos