Características
novembro 10, 2024

Dia Mundial do Trigo: Entenda a importância desse cultivo para a agricultura mundial

De: Yara Brasil

Conheça a relevância do grão na alimentação global e como a inovação em fertilizantes e tecnologia agrícola desenvolvidas pela Yara impulsionam a produtividade e sustentabilidade desse cultivo no Brasil.


trigo
trigo

O trigo é o segundo grão mais consumido no mundo, perdendo apenas para o milho. Presente na alimentação humana e animal desde a antiguidade, o cultivo continua essencial para a economia de muitos países. No Brasil, a cultura ganha cada vez mais relevância, não apenas como uma importante fonte de alimento, mas também como impulsionador de uma cadeia produtiva complexa e variada, que inclui diversos subprodutos, biotecnologias e impactos positivos para a agricultura sustentável. Saiba mais sobre a história e as características do trigo que o tornaram um cultivo de alto valor econômico e ambiental e como é possível melhorar a rentabilidade e a produtividade de um dos grãos mais importantes para a humanidade.

O trigo é uma das culturas mais antigas cultivadas pelo homem, com registros que remontam a cerca de 10 mil anos atrás, na região conhecida como Crescente Fértil, localizada entre os rios Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo. Desde então, ele se espalhou pelo mundo, tornando-se um dos principais grãos na alimentação global. Atualmente, o trigo é a base de uma ampla gama de produtos alimentícios, desde o pão e a massa até biscoitos, cereais e bebidas. A cultura é tão importante para a alimentação da humanidade que ganhou um dia só seu, o Dia Mundial do Trigo, que é comemorado em 10 de novembro.

Para o Brasil, o trigo tem uma importância crescente na economia agrícola. Embora o país seja um grande importador de trigo, o incentivo ao cultivo interno visa reduzir essa dependência externa, especialmente em momentos de flutuações nos preços e restrições de exportação dos principais países produtores. Nos últimos anos, com avanços nas práticas agrícolas e na pesquisa de variedades adaptadas, o Brasil tem se tornado cada vez mais competitivo no cultivo de trigo, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. O Rio Grande do Sul é o principal produtor tritícola do país, com participação de 41,8% do total nacional, e produção de cerca 3,7 milhões de toneladas do grão na safra 2023, segundo dados do IBGE. O fortalecimento da cadeia produtiva do trigo gera empregos diretos e indiretos, movimentando setores como o da moagem, panificação, e alimentação animal, com impacto econômico significativo.

O trigo não é utilizado apenas para a produção de farinha. Ele dá origem a uma vasta cadeia de subprodutos. A moagem do grão gera farelo, que é um componente fundamental na alimentação animal. Já o glúten, também extraído durante o processo de moagem, tem amplo uso na produção de alimentos semiprontos e em indústrias de produtos fitness.

A palhada do trigo, que sobra após a colheita, serve como cobertura do solo, sendo fundamental na proteção contra erosão de solo, auxiliando a manter a temperatura adequada do solo, na retenção da umidade e no controle de plantas daninhas. Isso está diretamente conectado ao conceito de agricultura regenerativa, que atua para uma produção de alimentos com menor impacto ambiental. Outro ponto de destaque da cultura está na sua biomassa, usada para gerar biocombustíveis que vem ganhando espaço no mercado, ampliando o impacto positivo do trigo para além da alimentação.

 

Desafios para a produtividade

Apesar de relativamente resistente, o cultivo do trigo exige uma série de condições específicas para que seu rendimento seja alto e a qualidade dos grãos atenda aos padrões do mercado. O clima é um dos principais fatores, com o trigo preferindo temperaturas mais amenas, entre 15 e 20°C, o que torna as regiões sulistas do Brasil as mais adequadas para a produção. No entanto, com o avanço de tecnologias e desenvolvimento de novas cultivares, o trigo tem se expandido para outras regiões, como é o caso do Cerrado.

expansão do cultivo de trigo no Cerrado brasileiro é uma estratégia para aumentar a produção nacional, aproveitando o clima favorável e a alta produtividade média, que chega a seis toneladas por hectare. A região é propícia para o cultivo do trigo, pois o clima favorece o desenvolvimento do grão, com dias quentes e noites mais frias. Com cultivares específicas, como a BRS 264 da Embrapa, e sistemas de produção irrigados e de sequeiro, o trigo no Cerrado beneficia a economia local e impulsiona o Brasil em direção à autossuficiência no cereal.

Entre os principais desafios para a cultura, destaca-se a variabilidade climática. Chuvas em excesso, principalmente no período de florescimento e enchimento de grão da cultura, são muito prejudiciais, reduzindo produtividade e qualidade do grão de trigo. Do mesmo modo, geadas fora de época podem causar a perda de 100% da lavoura. Os picos de temperatura acima de 26°C podem causar sérios impactos na emergência, perfilhamento e enchimento do grão.

Pragas e doenças também são desafios constantes para os agricultores. Entre as principais pragas que atacam a cultura do trigo estão o pulgão, o bicho-bolo e o percevejo. Já entre as doenças, a ferrugem, a Brusone, a giberela e as manchas foliares são algumas das mais prejudiciais. Para reduzir os impactos, técnicas de manejo integrado de pragas, a rotação de culturas e o uso de variedades resistentes têm se mostrado eficazes. Outro fator essencial para atingir alta produtividade na cultura está em um manejo adequado de adubação, com o uso de fertilizantes de alta eficiência.

O trigo também tem um papel significativo na promoção de práticas sustentáveis e na agricultura regenerativa. Ele é a principal cultura de inverno utilizada na rotação de culturas e no sistema de plantio direto, contribuindo para a preservação da saúde do solo. O plantio direto, por exemplo, mantém a cobertura do solo com resíduos de colheita, ajudando a evitar a erosão e melhorando a retenção de umidade.

 

Nutrição equilibrada para o trigo

Frente aos desafios climáticos a nutrição balanceada do solo é um dos fatores mais críticos para o sucesso da produção de trigo. Com investimento em inovação e tecnologia, a Yara oferece um portfólio completo de soluções agrícolas capazes de apoiar o triticultor na busca por excelentes resultados na lavoura.

O uso adequado de fertilizantes garante que as plantas tenham acesso aos nutrientes como nitrogênio, fósforo, e potássio, que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do grão. No entanto, é vital que a adubação seja feita de maneira estratégica, respeitando o manejo 4Cs e priorizando diferentes fontes de nutrientes, pois o excesso ou a carência de certos nutrientes pode prejudicar o desenvolvimento da planta e reduzir a qualidade dos grãos, inclusivo levando ao aparecimento de doenças.

O nitrogênio é especialmente importante para o trigo, já que contribui para o crescimento vegetativo e para o aumento da produtividade. O nitrogênio é o nutriente mais absorvido pelo trigo e está envolvido em várias reações bioquímicas, como a fotossíntese. Ele também influencia o porte da planta, o tamanho das folhas, o desenvolvimento de perfilhos e a formação do glúten. Por isso, uma adubação adequada, baseada em análises de solo e nas necessidades da cultura, é essencial para obter alto rendimento na cultura.

Ciente disso, a Yara criou o programa nutricional ProTrigo, que traz fertilizantes para todas as etapas do ciclo, melhorando a produtividade e qualidade do trigo, aumentando sua rentabilidade.

No tratamento de sementes o agricultor conta com YaraVita ZINTRAC, um fertilizante com alta concentração de zinco que melhora a ação dos hormônios vegetais, atuando no estabelecimento inicial do cultivo e melhor enraizamento das sementes. Na adubação de base, a linha YaraMila conta com nitrogênio na forma nítrica e amoniacal, reduzindo a acidificação do solo e evitando as perdas por volatilização. Os produtos YaraMila contam com tecnologia que reúne todos os nutrientes no mesmo grânulo, o que melhora a uniformidade da lavoura, evita a segregação de nutrientes e otimiza o manejo.

No início do perfilhamento, o YaraBela PLUS fornece nitrogênio em duas fontes, nítrica e amoniacal, assim a planta consegue ter um melhor equilíbrio de nitrogênio, durante todo o ciclo. Além disso\ o produto não apresenta perdas por volatilização, garantido segurança e eficiência na aplicação de nitrogênio e reduzindo a pegada de carbono na lavoura. O YaraBela PLUS também contém cálcio, fundamental para enraizamento e estrutura da planta e enxofre. O enxofre é vital para auxiliar a planta no melhor aproveitamento do nitrogênio, o que favorece o desenvolvimento da lavoura e melhora o nível de proteína dos grãos. Ao mesmo tempo, o YaraVita N-MOL é um fertilizante líquido que combina nitrogênio e molibdênio, desenvolvido para melhorar o porte e o crescimento em gramíneas. O molibdênio atua de modo decisivo para o máximo aproveitamento de nitrogênio pela planta.

Durante a primeira aplicação de fungicida, o agricultor conta com o YaraAmplix BIOTRAC, fertilizante que combina nutrientes com uma fração de matriz orgânica que atua no crescimento, melhoria da produção e redução dos agentes oxidantes ocasionados pelas condições de estresse. Desse modo, as plantas se tornam mais tolerantes aos estresses abióticos, como picos de temperatura ou estresse hídrico.

Já no pré-florescimento, o YaraVita BORTRAC contém alta concentração de boro, que vai aumentar o pegamento de flores, frutos e grãos. O boro é um elemento essencial no crescimento e na formação do tubo polínico, que é responsável por transportar os pólens até o ovário da planta, o que vai garantir início da fecundação e, consequente, a maior produção de grãos.

Por fim, na fase de enchimento de grãos, o YaraVita FOLICARE é um fertilizante foliar de alta eficiência, que fornece potássio, magnésio, nitrogênio e enxofre para as plantas. Esses nutrientes colaboram para aumentar o teor de proteína e o peso dos grãos na fase final e ainda apresenta uma ação importante na maturação desses grãos, garantindo que ocorra um amadurecimento mais uniforme do trigo para a colheita, impactando de modo importante na rentabilidade do agricultor. O YaraVita FOLICARE possui ainda alta solubilidade e fácil mistura em tanque.

Indo além dos benefícios nutricionais, os fertilizantes de alta eficiência da Yara possuem uma baixa pegada de carbono, pois a companhia utiliza matérias-primas e processos de produção mais sustentáveis. Além disso, os produtos oferecem melhor desempenho no campo, com maior eficiência no uso de nitrogênio e menor emissão de CO₂ para a atmosfera.

Para auxiliar o agricultor a atingir o máximo aproveitamento no uso de insumos, reduzindo o desperdício e melhorando a sustentabilidade da lavoura, a Yara desenvolveu uma série de ferramentas digitais que melhoram a tomada de decisões no campo, de forma rápida e prática. É o caso do Tankmix, um serviço online da Yara para planejar programas de pulverização com a linha YaraVita. Ele funciona como um banco de dados que contém resultados de testes de diversas misturas, o que garante segurança na aplicação e eficiência no manejo.

Com tanta tecnologia, aliada ao profundo conhecimento agronômico acumulado em mais de 100 anos da Yara os números não poderiam ser melhores. As lavouras demonstrativas que adotaram o manejo nutricional do ProTrigo apresentaram um ganho de produtividade de até 10 sc/ha. Isso comprova que a nutrição equilibrada da cultura pode trazer alta lucratividade para o produtor rural no cultivo do trigo.

A busca por alternativas que melhorem a produtividade e a sustentabilidade no cultivo desta cultura milenar faz parte da missão da Yara em apoiar a evolução do agronegócio brasileiro. O cultivo de trigo no Brasil, mais do que uma prática agrícola, representa um compromisso com a segurança alimentar, a inovação e o cuidado com o meio ambiente. À medida que a agricultura brasileira adota novas tecnologias e práticas sustentáveis, como as oferecidas pela Yara, o trigo se fortalece como um pilar econômico e social no campo. Esse avanço coloca o país no caminho da autossuficiência e garante que o trigo, um grão que sustenta culturas há milênios, continue a ser um recurso essencial para o futuro.

Quer saber mais sobre o portfólio completo de soluções para o trigo da Yara? Acesse nossos canais digitais ou converse com um consultor Yara da sua região.