Características

Dia do Tomate: saiba mais sobre esse cultivo e sua importância para a alimentação

De: Yara Brasil.

O tomate está presente na mesa da maioria dos brasileiros e é um sucesso em diversos tipos de receitas ao redor de todo o mundo.


caixa de tomates
caixa de tomates

O tomate está presente na mesa da maioria dos brasileiros e é um sucesso em diversos tipos de receitas ao redor de todo o mundo. Apesar de estar profundamente ligado à culinária italiana, o tomate é originário da região ocidental da América do Sul, especificamente das áreas que compreendem o Peru, Equador e norte do Chile. Os povos indígenas da região cultivavam e consumiam diferentes variedades do vegetal muito antes da chegada dos europeus. Aos poucos, essa planta da família das solanáceas conquistou o mundo e se tornou um protagonista entre os hortifrutis no Brasil. Hoje, ele se tornou tão importante, que ganhou um dia só dele, comemorado em primeiro de fevereiro, e existem até algumas regiões que realizam festivais e eventos para homenagear esse alimento

 

Antes de tudo, vale esclarecer que, botanicamente, o tomate é uma fruta, pois desenvolve-se a partir do ovário de uma flor e contém sementes. No entanto, na culinária, é frequentemente tratado como legume, devido ao seu uso em pratos salgados. Mas a sua versatilidade e sabor levemente doce vai muito além de molhos e saladas, podendo ser utilizado até em sobremesas e sucos.

 

Em partes, isso se deve à grande variedade de tipos de tomate. Além dos tomates vermelhos mais comuns, existem frutos em várias cores, como amarelo, laranja, verde e até mesmo roxo. Eles também variam em tamanho, formato e sabor, desde os pequenos e adocicados tomates cereja, até os maiores muito usados em saladas. No Brasil, os mais cultivados são o chamado tomate salada e o italiano, que conquistaram a preferência do consumidor entre os chamados “tomates de mesa”.

 

Diferentemente dos tomates para indústria, esses frutos precisam ter a casca perfeita e boa aparência para serem comercializados em feiras e supermercados. Atualmente, existem muitas variedades de tomates geneticamente selecionados, que foram desenvolvidas para resistir a doenças e a estresses climáticos, incluindo melhorar o tempo de prateleira e atender a outras demandas agrícolas. Cada um desses cultivares possui um tipo específico de manejo e demandas nutricionais específicas para um bom desenvolvimento.

 

A importância do tomate no Brasil

 

Em 2023, a produção de tomate para indústria teve um ligeiro crescimento em área cultivada, de cerca de 10% quando comparado a 2022. Já a variedade de mesa se manteve praticamente estável, com um pequeno crescimento de 0,7%, segundo o Cepea. Favorecido pelos altos preços praticados em 2023, o tomate deve continuar crescendo em 2024, especialmente para aplicação industrial. O fruto é cultivado no ano todo, em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo os principais produtores os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

 

O tomate produzido para indústria, usado em purês, molhos prontos, sucos, tomate pelado e extratos é cultivado de forma rasteira. Já o fruto para consumo in natura ou tomate de mesa é produzido de forma estaqueada. O brasileiro é um grande consumidor de tomate. Em média, cada habitante consome 4 kg do fruto por ano, segundo o IBGE. Atualmente, a produção nacional é voltada para atender o mercado interno, já que as exportações são pouco viáveis, por conta da curta durabilidade do vegetal durante o transporte.

 

Além de seu sabor e versatilidade na cozinha, o tomate apresenta uma série de benefícios para a saúde. A fruta é rica em vitamina C, ajuda no bom funcionamento dos rins, melhora o sistema imunológico e aumenta a absorção de ferro. Não é à toa que o fruto se tornou presença obrigatória na dieta do brasileiro.

 

Características de cultivo

 

Graças aos constantes melhoramentos genéticos e práticas agrícolas avançadas, incluindo protocolos de adubação, o tomate pode ser cultivado em variados climas e regiões do país, o que o torna um cultivo muito versátil. Ao mesmo tempo, o bom valor de mercado do fruto, o torna uma opção rentável para o agricultor, mesmo em áreas menores.

 

Em termos de manejo, no Brasil o tomate é sempre cultivado em sistema irrigado, o que permite ao produtor controlar adequadamente os níveis de umidade do solo, bem como realizar, através do sistema de irrigação, a adubação necessária para o bom desenvolvimento da lavoura. Outro ponto importante é que o tomate deve ser plantado em uma área nova, evitando as áreas onde tomates ou outras plantas da família Solanaceae (como batatas e pimentões) foram cultivados recentemente. Por isso, é vital rotacionar as culturas, já que isso impede a propagação de fungos e doenças e garante melhor desenvolvimento para as mudas.

 

É importante que o agricultor esteja atento ao solo, que deve ser bem drenado e fértil. Ainda é altamente recomendável realizar uma análise do solo para entender a composição do solo, incluindo fatores como pH e quantidade de nutrientes disponíveis, além de matéria orgânica, e fazer ajustes conforme necessário. Nesse sentido a adubação irá garantir um bom desenvolvimento para as plantas, resultando em maior produtividade e rentabilidade.

 

A Yara possui diferentes produtos que atendem as demandas nutricionais deste cultivo nas diversas etapas do plantio. O primeiro deles é o YaraBasa, um fertilizante que reúne até nove nutrientes no mesmo grânulo, focado na uniformidade de distribuição dos nutrientes. Ele irá fornecer o Fósforo (P) necessário para garantir o estabelecimento da lavoura, ao mesmo tempo em que evita o estiramento da planta e o estresse das raízes. Sua fórmula com Cálcio (Ca) e Enxofre (S), que auxiliam no enraizamento e nos processos enzimáticos que aumentam a resistência da planta.

 

Na fase que vai de vegetativa até a colheita, quando utilizado o sistema de fertirrigação, são indicados produtos como o YaraTera CALCINIT, fertilizante 100% solúvel que fornece nitrogênio (nítrico e amoniacal) e cálcio, além do YaraRega QUALIFRESH, que fornece potássio nitrogênio, magnésio e micronutrientes com alta eficiência, oferecendo uma solução completa de nutrição para a fertirrigação, ao mesmo tempo em que otimizam o manejo da lavoura.

 

Já a linha YaraLiva possui cálcio e boro solúveis em água, além de nitrogênio e potássio, essenciais para a fase de formação dos frutos, aumentando a produtividade por planta. Esses nutrientes ainda garantem tomates livres de imperfeições e propiciam maior sanidade aos cultivos.

 

Por fim, a linha de fertilizantes foliares YaraVita fornece micronutrientes e fornece energia no desenvolvimento vegetativo da planta, auxiliando o equilíbrio nutricional durante todo o ciclo produtivo, com maior rendimento operacional. Sua aplicação aumenta a tolerância da planta aos estresses climáticos e ambientais, mantendo o equilíbrio nutricional e ajudando a preservar a sanidade da cultura.

 

Por ser uma lavoura que apresenta diferentes estágios de desenvolvimento na mesma planta, o tomate requer uma adubação que entregue o equilíbrio nutricional necessário para o desenvolvimento de todos os frutos, evitando perdas na lavoura. O programa GranTomate, desenvolvido pela Yara, garante a nutrição equilibrada para todas as etapas do cultivo, ao mesmo tempo em que entrega diversos benefícios, como alta produtividade, frutos mais firmes e com excelente aspecto visual e maior tempo de prateleira. Tudo isso se traduz em alta rentabilidade para o produtor e maior eficiência operacional.

 

Investir em fertilizantes, manejo nutricional adequado e uma análise de solo completa são fatores de sucesso para o cultivo do tomate. Ao tomar os cuidados essenciais com irrigação, escolher a variedade adequada para cada região e época do ano e realizar o controle de pragas e doenças, o agricultor que deseja apostar nessa cultura pode alcançar altas lucratividades. Conte com as soluções da Yara e o apoio de nosso time de especialistas para garantir frutos bonitos e saborosos.

 

Converse com um consultor e garanta tomates sempre fresquinhos na mesa dos brasileiros.  A nossa saúde e o nosso paladar, agradecem!

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes