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junho 18, 2024

Dia do Orgulho: Como a Yara investe em ações que apoiam a diversidade e a inclusão?

De: Yara Brasil

Por meio da comunicação, programas de treinamento e políticas internas, a companhia mantém um projeto global de diversidade e inclusão focado em criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.


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O Dia do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado mundialmente em 28 de junho, celebra a luta por direitos e a visibilidade da comunidade LGBTQIAP+. Este dia simboliza a resistência contra a discriminação e a opressão, além de promover a inclusão e o respeito à diversidade sexual e de gênero. Entre as diversas conquistas dessas pessoas, as empresas desempenham um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, que não só beneficia todas as pessoas colaboradoras, mas também traz vantagens significativas para os negócios. Ciente disso, a Yara apoia a diversidade em seus times e investe em estratégias inclusivas para potencializar a criatividade e a produtividade. Quer saber como isso é feito? A gente mostra!

 

A origem do Dia do Orgulho tem suas raízes nas revoltas de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova York. Estes eventos marcaram um ponto de inflexão na luta pelos direitos LGBTQIAP+, impulsionando movimentos e mudanças legislativas em todo o mundo. Celebrar essa data é fundamental para reconhecer os avanços conquistados e reafirmar o compromisso com a igualdade e a inclusão. É uma oportunidade de celebrar identidades e expressões de gênero diversas, bem como um momento de reforçar a solidariedade e o apoio mútuo para este tema vital na sociedade.

 

Muito além desse papel cívico, investir na diversidade e inclusão em todos os times traz uma série de benefícios importantes para as companhias. Estudos mostram que equipes diversificadas tendem a ser mais inovadoras, criativas e produtivas. A diversidade de perspectivas e experiências pode levar a soluções mais eficazes e a uma melhor compreensão do mercado consumidor, levando a ganhos tangíveis em inovação e iteração.

 

Outra vantagem das companhias que promovem a inclusão está na aquisição e retenção de talentos. Essas empresas são mais atraentes para talentos de diferentes origens, aumentando assim o pool de candidatos qualificados. Além disso, um ambiente de trabalho inclusivo pode melhorar a satisfação e o bem-estar das pessoas colaboradoras, reduzindo a rotatividade e aumentando o engajamento e a produtividade.

 

Empresas que são percebidas como inclusivas e respeitosas ganham a lealdade não só de suas equipes, mas também de seus clientes. Uma marca forte, alinhada com valores de inclusão, atrai consumidores que compartilham esses valores. Isso reverte em melhor desempenho financeiro e um atendimento ao cliente mais eficiente, uma vez que pessoas que trabalham em um ambiente onde se sentem seguros e respeitados são mais engajadas e satisfeitas.

 

Levando em conta todos esses fatores e acreditando firmemente em seus valores éticos para promover uma sociedade mais igualitária, a Yara apoia a diversidade e a inclusão em todos os níveis do negócio, por meio de diversas iniciativas.

 

Como a Yara vive a diversidade e a inclusão?

Identificar como são formados nossos grupos diversos e os principais pontos a serem trabalhados foi o primeiro passo da Yara para elaborar uma estratégia eficiente envolvendo a diversidade. Para isso, a equipe de DEI realizou um censo demográfico e de diagnóstico com o público interno, que contou com 63% de engajamento. Por meio desse levantamento, identificamos as principais dificuldades, demandas e necessidades que deveriam ser abordadas, através do estudo dos marcadores identitários e de como estamos posicionados internamente para lidar com as demandas desses grupos.

 

Um dos pontos focais está no trabalho junto às lideranças, especialmente a média liderança, para que ela consiga entender, abraçar e realmente implementar a diversidade no dia a dia operacional. Para isso, a Yara usa como suas principais abordagens o treinamento e a comunicação contínua com todos os times.

 

Durante o mês do orgulho, a companhia faz questão de deixar claro seu posicionamento de apoio integral à comunidade LGBTQIAP+ com a divulgação de diversos materiais e campanhas preparados pelo time de marketing. Indo além, a Yara trabalha constantemente com diversos projetos para abordar o tema internamente.

 

Em abril desse ano, por exemplo, foi realizada a Semana da Diversidade. Voltada ao público interno, ela trouxe uma programação vasta de palestras, workshops e dinâmicas para abordar assuntos variados, que iam desde contracepção para casais homoafetivos, passando por plano de carreira e até políticas para pessoas LGBTQIAP+. Trabalhar a interseccionalidade também é uma prioridade, como é o caso das pessoas LGBTIAP+ acima de 50 anos ou negras, já que este público costuma enfrentar maiores dificuldades no mercado profissional.

 

Os treinamentos constantes são uma das principais abordagens da Yara para tratar temas de DEI. São elaborados diversos materiais de comunicação, replicados em todos os canais da companhia, para reforçar as políticas da empresa e para preparar as lideranças para acolher e promover a diversidade.

 

A Yara mantém ainda campanhas de combate ao assédio e micro agressões internamente, com o objetivo de incentivar novos comportamentos e evitar o constrangimento de qualquer pessoa. Essas campanhas focam, principalmente, mulheres e as pessoas LGBTQIAP+, já que de acordo com o censo interno, esse público é o que relata a maior parte de casos de discriminação e assédio. Estas políticas são comunicadas a todos os times e integradas aos processos de recrutamento, promoção e avaliação de desempenho.

 

Buscando aumentar a diversidade, especialmente entre as lideranças, a Yara vem desenvolvendo um intenso trabalho de recrutamento inclusivo junto aos líderes. A ideia é realizar processos de recrutamento que atendam todos os públicos, promovendo a equidade entre os candidatos. Essa é uma maneira de não só alcançar os melhores talentos, como de promover maior diversidade das equipes e ampliar a sensação de pertencimento e representatividade. Para isso, a Yara também aposta em vagas afirmativas, o que tem mostrado resultados excelentes para a companhia.

 

Importante lembrar que para apoiar todos os colaboradores, a Yara mantém um canal de denúncias totalmente anônimo, onde qualquer tipo de assédio ou preconceito pode ser reportado. Cada caso é rigorosamente investigado em busca de uma solução real para o problema.

 

A Yara já mantém uma política de parentalidade que beneficia também casais homoafetivos, incluindo casos de adoção, para atender às diversas configurações familiares e necessidades da comunidade LGBTQIA+.

 

Para o mês de junho, a Yara preparou um workshop exclusivo, o Rainbow Bridge. A iniciativa global é focada em um letramento de toda a companhia, que vai se estender para as unidades da empresa no Brasil, propiciando a sensibilização sobre questões LGBTQIA+ e a importância da inclusão. Isso ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e respeitoso em todos os níveis do negócio.

 

É importante lembrar que o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ não é apenas uma celebração; é um lembrete da importância da luta contínua por direitos e igualdade. A Yara está ciente de seu papel na promoção real da diversidade e inclusão, criando ambientes de trabalho onde todas as pessoas possam prosperar. Os benefícios de tal compromisso vão além do bem-estar das pessoas colaboradoras, impactando positivamente a inovação, o mercado e a sociedade, promovendo mudanças urgentes para um mundo mais igualitário. Resguardar os direitos, a segurança e a identidade das pessoas é um dever de todos nós e a Yara se orgulha em fazer a sua parte. Assim, seguimos em nossa missão de cultivar um futuro mais justo e harmonioso para o planeta. Vamos juntos?

 

Quer saber mais dos nossos programas de incentivo à diversidade e inclusão? Acesse nossos canais digitais e acompanhe nossas redes sociais. Nos vemos por lá!