Benefícios Do Tratamento De Sementes — Garanta Uma Boa Germinação
Conheça os benefícios do tratamento de sementes e saiba mais sobre essa prática essencial que melhora a germinação, protege as plantas contra pragas e doenças e garante uma emergência uniforme nas lavouras.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
O sucesso de uma colheita começa bem antes de as plantas germinarem. Tudo, desde a escolha do local até a preparação da terra, influencia em seu crescimento. Levando isso em conta, não é surpresa descobrir alguns dos benefícios do tratamento de sementes.
Com os avanços da agricultura e da biologia, já é possível obter um desempenho muito superior em cada safra. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira:
- o que é o tratamento de sementes;
- quais são os benefícios do tratamento de sementes;
- quais são os tipos de tratamento de sementes e suas aplicações.
O que é o tratamento de sementes?
Antes de germinarem, as sementes precisam de uma série de recursos, como nutrientes, água e minerais. Ao mesmo tempo, elas ficam bastante vulneráveis a pragas e doenças durante seus primeiros estágios de crescimento.
Para evitar que isso afete o desenvolvimento da cultura , realiza-se o tratamento de sementes. Com a utilização dos produtos corretos as plantas estarão mais preparadas para os desafios desde o início de seu ciclo.
Essa prática vem crescendo bastante no Brasil, tendo começado com métodos experimentais. Atualmente, há produtos específicos para cada tipo de cultura, levando em conta condições ambientais, clima e outros fatores que podem influenciar seu desempenho.
Quais são os benefícios do tratamento de sementes?
Se feito corretamente, esse tratamento oferece diversos benefícios para as culturas. Veja aqui alguns dos principais deles:
Proteção contra doenças e pragas
Como mencionamos, um dos principais benefícios do tratamento de sementes é garantir a proteção desde o plantio. Isso é muito importante para preservar a integridade da lavoura, visto que danos por ataque de pragas ou doenças podem inviabilizar a sobrevivência de uma ou várias plantas da área, sendo necessário até mesmo o replantio em alguns casos, trazendo grandes prejuízos.
Fungicidas e inseticidas são dois exemplos de produtos que auxiliam no controle destas infestações.
Melhoria da taxa de germinação e do vigor das plantas
Outro efeito positivo desse preparo é garantir que a germinação das plantas será eficiente. Esse estágio inicial do seu desenvolvimento impactará na sua colheita.
Alguns nutrientes específicos terão maior influência sobre determinadas culturas. Por exemplo, fósforo e zinco para gramíneas e pastagens, assim como cobalto e molibdênio para leguminosas como a soja.
Aumento da resistência a estresses abióticos
Além das pragas e doenças, há muitos fatores que podem afetar o desenvolvimento das plantas, como seca, chuvas intensas, temperaturas extremas e solo desestruturado. A utilização de biofertilizantes no tratamento de sementes pode auxiliar as plantas, tornando-as mais tolerantes aos estresses causados nestas situações.
Com o aumento da eficiência do uso dos nutrientes e proteção, a cultura tem melhor desempenho em cada fase do ciclo, com melhor rendimento e tornando sua lavoura mais rentável.
Quais são os tipos de tratamento de sementes e suas aplicações?
Existem vários caminhos para aproveitar os benefícios do tratamento de sementes. Veja aqui alguns dos principais métodos utilizados hoje e como acessá-los.
Tratamento químico
Esse é o tratamento mais conhecido, onde são aplicados fungicidas, inseticidas e outros produtos químicos que ajudam na eliminação de pragas. Esses produtos têm um efeito mais direto no desenvolvimento dessas doenças, sendo bastante eficazes.
A questão é utilizar o produto adequado, na dosagem correta para cada cultura, com consciência e tendo em vista as questões de sustentabilidade.
Tratamento biológico
O tratamento biológico faz uso de organismos vivos para proteger as sementes ou potencializar processos naturais como a fixação biológica de nitrogênio.. Podem ser aplicados microrganismos específicos predadores de pragas que normalmente trariam danos às plantas, permitindo que elas cresçam e se desenvolvam.
Tratamento físico
Também existem os tratamentos físicos, que envolvem a aplicação direta de radiação ou temperaturas extremas sobre as sementes. Você as expõe a condições ambientais severas, as quais eliminam quaisquer antígenos presentes, mas sem causar dano às sementes.
Assim, quando são plantadas, elas estão livres de pragas, o que melhora sua produtividade.
Leia também: Entenda como o recobrimento de sementes impacta o desempenho das suas culturas
Agora que você já conhece os benefícios do tratamento de sementes e alguns dos métodos possíveis, sabe que, independentemente da sua cultura, o mais importante é escolher o melhor produto e a melhor alternativa para manter suas sementes bem preservadas e auxiliar em sua germinação.
Chegou o momento do tratamento de sementes em sua lavoura? Então aproveite para descobrir como usar os fertilizantes YaraVita no tratamento de sementes.
Continue lendo no nosso blog
Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos