Saiba mais sobre a dominância apical dos citros
Confira o artigo para entender como a dominância apical dos citros é capaz de influenciar a sua lavoura e saiba como otimizar a sua colheita de árvores cítricas.
O termo dominância apical refere-se ao fenômeno no qual o broto ou gema apical, localizada na extremidade superior de uma planta, suprime o crescimento dos brotos ou gemas laterais abaixo dele.
Este processo é regulado principalmente por hormônios vegetais, especialmente as auxinas, que são produzidos na gema apical e, ao se moverem para baixo, inibem o crescimento dos brotos laterais.Nesse sentido, oferecer uma nutrição adequada ao cultivo, particularmente com cálcio e potássio, além do Boro, ajuda a manter a integridade da planta. Continue a leitura deste artigo e confira:
-
qual é a importância da dominância apical dos citros;
-
quais são as consequências da dominância apical para a produção de citros;
-
como solucionar problemas relacionados à dominância apical dos citros.
Qual é a importância da dominância apical dos citros?
A dominância apical desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na arquitetura das árvores cítricas e sua importância pode ser compreendida de várias maneiras:
- direcionamento do crescimento vertical;
- economia de recursos;
- inibição do crescimento de muitos ramos laterais;
- forma e estruturação da árvore, capaz de facilitar a colheita, a pulverização e outras práticas de manejo;
- promoção de práticas de poda eficazes;
- aumento da saúde e da produtividade da árvore de citros;
- aumento da qualidade do fruto.
Qual é a relação entre a dominância apical dos citros e manchas na casca dos citros?
A dominância apical em citros e a formação de manchas na casca dos citros são dois conceitos distintos, mas que podem estar relacionados de forma indireta por meio das condições microclimáticas que a dominância apical pode criar na copa das árvores.
Isso porque, ao criar uma copa densa e folhagem espessa, a dominância apical pode reduzir a ventilação e a exposição ao sol de ramos e frutos internos. Isso pode criar condições favoráveis para a proliferação de fungos, que em alguns casos, são responsáveis por manchas na casca dos citros.
Como reduzir manchas na casca dos citros?
De maneira geral, assegurar um bom suprimento de cálcio e potássio ajuda a aumentar a resistência da casca à deformidades, como o surgimento de pintas. Afinal, entre as funções do cálcio está a melhoria da resistência da parede celular das células da casca.
Essa informação tem sido confirmada por ensaios realizados na Espanha, demonstrando que tangerinas tratadas apresentam melhor firmeza nos frutos durante o amadurecimento na planta. Isso os torna menos suscetíveis a perfurações durante a colheita, transporte e armazenamento. Nesse ensaio,onde GA é Ácido Giberélico e CN é Nitrato de Calcio, tal melhoria perdurou por, no mínimo, dois meses.
No entanto, existem outras práticas de manejo cultural que reduzem manchas na casca de citros, como:
- controle de insetos, ácaros, fungos, bactérias e outras pragas;
- uso de quebra-ventos;
- manutenção de um vigoroso dossel vegetal a fim de reduzir a incidência de ventos capazes de causar cicatrizes nos frutos.
Leia também: Nutrientes no Citros
Quais são as consequências da dominância apical para a produção de citros?
A dominância apical pode ter um impacto significativo na produção e qualidade dos citros e, por isso, o entendimento e o manejo deste fenômeno são vitais para otimizar a produção e garantir frutos de alta qualidade. Entre as consequências mais comuns estão:
Distribuição desigual dos frutos
Com menos ramos laterais disponíveis para a frutificação, há concentração da produção de frutos em certas áreas da árvore.
Queda da qualidade do fruto
Uma árvore com dominância apical pronunciada pode apresentar uma copa densa, reduzindo a penetração da luz solar em certas áreas. Por isso, frutos que crescem em áreas sombreadas podem não desenvolver uma coloração adequada e, em algumas variedades, podem ter menor teor de açúcar.
Leia também: Mercado de Citros
Maior susceptibilidade a doenças e pragas
Árvores com dominância apical acentuada e consequente folhagem espessa podem criar um microclima interno úmido e com menor circulação de ar, o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas e tornar a árvore mais suscetível a infestações de pragas.
Dificuldade de manejo
Uma copa densa e alta pode complicar práticas de manejo como poda, pulverização e colheita. O acesso a frutos e ramos internos pode ser mais difícil, aumentando os custos e o tempo necessários para o manejo.
Como solucionar problemas relacionados à dominância apical dos citros?
A dominância apical nos citros, se não gerenciada, pode resultar em diversos desafios, como discutido anteriormente. No entanto, existem várias estratégias que podem ser aplicadas para solucionar ou minimizar os problemas relacionados à dominância apical:
- poda adequada;
- uso de reguladores de crescimento;
- remoção de folhas ou ramos para aumento da penetração de luz;
- espaçamento de plantio adequado;
- treinamento e condução das plantas;
- monitoramento regular;
- oferecer nutrição ideal para evitar a deficiência nutricional de citros.
Leia também: Programa Nutricional personalizado para a cultura do citros
Fornecer a nutrição adequada para sua cultura é um dos fatores de maior impacto na dominância apical dos citros. Para garantir seu acesso aos melhores produtos do mercado, conheça o Programa Nutricional SuperCitros e conte com ferramentas ideais para manter a saúde, a qualidade e a alta produtividade para o seu plantio.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre citros