Colheita de algodão: quando e como acontece?
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
Cenário da safra do algodão
O algodão tem crescido expressivamente no agronegócio brasileiro. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), na safra 2021/2022 deverão ser colhidas 2,82 milhões de toneladas da cultura, o que representa uma alta de mais de 19% em comparação ao ciclo anterior. O cuidado com a colheita é essencial para garantir a qualidade da safra e a lucratividade do produto. Por isso, separamos dúvidas principais sobre como funciona essa etapa do algodão.
Quando o algodão está pronto para colher?
A medida usada para saber a hora de começar a colher é quando 70% a 80% dos capulhos por hectare já estão abertos. Além disso, é necessário ficar atento à umidade das plumas. Independente da região plantada, indica-se colher em climas secos, com baixa probabilidade de chuva, a fim de não prejudicar o produto.
A colheita se dá entre junho e agosto e, em comparação ao mercado externo, a época do algodão no Brasil se dá em uma entressafra, pois os períodos internacionais são diferentes.
Como manter a qualidade da fibra na colheita?
Essa preocupação começa muito antes de colher. O conhecimento da arquitetura e ciclo da planta e o espaçamento do plantio influem no final. Esses fatores, aliados a uma nutrição adequada e supervisionada, favorecem uma maturação uniforme, estrutura compacta e ciclo precoce. É isso que facilita a colheita na prática e, por consequência, mantém a qualidade das fibras.
Quais as formas de colher algodão?
Hoje, a colheita mecanizada é predominante quando se trata do algodão, devido a melhor eficiência. Os sistemas mais usados são o stripper e picker, que devem estar bem regulados para a hora de colher.
Sistema Stripper
É a opção mais barata atualmente, sendo usada para a colheita de algodão adensado. A máquina possui um pente que arranca os capulhos inteiros da planta e deposita em uma plataforma localizada na parte de trás.
Sistema Picker
Possui fusos que extraem seletivamente o algodão dos capulhos abertos, sem puxar as cascas. Depois, o produto é desprendido dos desfibradores e depositado em uma cesta armazenadora da máquina.
O momento de colher o algodão é uma peça-chave e deve ser pensado no processo como um todo, desde as estratégias de cultivo à escolha do sistema de colheita. É indispensável que o produtor tenha consciência dessa relação para evitar desperdícios e obter bons resultados com a cultura.
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes recomendados para o algodão
Confira também nossos webinars exclusivos