De fatores limitantes às oportunidades: conheça o solo do Cerrado
Desde 2003, comemora-se o Dia Nacional do Cerrado a fim de reforçar a importância deste bioma ao nosso país. A riqueza da biodiversidade é a característica marcante da segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar disso, até o final da década de 70, o agro focava apenas em cultivos de grãos na região. Um dos principais obstáculos para a expansão da produção agrícola era a limitação do solo quanto a disponibilidade natural de nutrientes para as plantas.
Latossolos do Cerrado
No Cerrado, encontram-se vários tipos de solo. Os Latossolos são predominantes, cobrindo 46% destas áreas. Com cores variando entre vermelho para amarelo, esses solos apresentam boa permeabilidade e são profundos, o que auxilia em uma boa drenagem na maior parte do ano. No entanto, a baixa fertilidade natural desses solos acontece por conta da acidez, pobreza em nutrientes e elevada saturação de alumínio. Esse problema levou à criação de novas alternativas para corrigir o problema e aproveitar o potencial do Cerrado para a produção agrícola.
Nutrição e produtividade agrícola
Hoje, a adubação e a calagem são importantes soluções para que haja uma eficiência produtiva nas muitas culturas do bioma. A soja, a cana-de-açúcar, o milho e o algodão são os principais cultivos que tiveram ganho de produtividade comprovada no Cerrado. O conhecimento dos aspectos químicos do solo e o cuidado correto tornam-se fundamentais para que esses resultados aconteçam.
Demanda nutricional do solo
Dentre os macro e micronutrientes que o Cerrado demanda, estão o nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S), zinco (Zn), boro (B), manganês (Mn), cobre (Cu), molibdênio (Mo) e ferro (Fe). Deve-se atentar, principalmente, para a deficiência do fósforo, pois ela é uma das causas que mais limitam o crescimento das plantas cultivadas no bioma. Com manejos adequados de adubação, correção e conservação do solo, aliados às melhores janelas de cultivos das principais culturas, o agricultor poderá produzir mais em uma menor área de terra. Esses cuidados, além de renderem alimentos de qualidade, contribuem para a sustentabilidade do Cerrado.
Fertilizantes para o solo do Cerrado
Graças às tecnologias da Yara, produzimos soluções para plantas que garantem fertilidade ao solo do Cerrado e tranquilidade ao produtor. Ao longo do tempo, acompanhamos de perto pesquisas sobre o desenvolvimento do agro na região. Inclusive, o bioma foi tema da nossa série “Lendas da Nutrição de Plantas”, com a participação de Djalma Martinhão, pesquisador da Embrapa Cerrado por 45 anos, falecido em setembro de 2020. Ter participação no que antigamente era considerado sem utilidade nos dá satisfação. Por isso, não poderíamos deixar de marcar nossa homenagem a este bioma tão importante à biodiversidade e sociedade como um todo.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também nossos webinars exclusivos