Características
outubro 19, 2023

Cacau: conheça as características deste fruto e como obter melhores resultados no seu cultivo

De: Yara Brasil

Saiba como obter os melhores resultados no cultivo do cacau com YaraMila.


Cacaueiro com frutos
Cacaueiro com frutos

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Já não é de hoje que a cultura do cacau tem desempenhado um papel fundamental na história agrícola e econômica do Brasil. Além de sua relevância histórica, o cultivo do cacau desempenha um papel significativo na preservação da floresta e é a matéria prima para a produção de diversos produtos, como chocolate, manteiga de cacau, geleias, mel e até mesmo bebidas destiladas. Com tamanha versatilidade e com uma demanda interna e externa que aumenta constantemente, ele é um dos cultivos mais importantes para o crescimento do agronegócio nacional. Saiba como, com o manejo e a nutrição certos, possível melhorar a produtividade e a rentabilidade deste fruto, que vem ganhando espaço em todo o mundo.

 

História da Cultura do Cacau no Brasil

A história do cacau no Brasil remonta aos tempos coloniais, quando os portugueses introduziram a exploração comercial da planta na Bahia, por volta de 1679. Favorecido pelo clima e pelo solo do nosso país, a cultura prosperou na região da Bahia, tornando o Brasil um dos maiores produtores mundiais de cacau. No entanto, a indústria cacaueira brasileira enfrentou um desafio significativo no início dos anos 90, quando a doença da vassoura de bruxa, um fungo que ataca as plantas, devastou as plantações, resultando em uma queda drástica na produção.

Na época, muitas fazendas de cacau da região sofreram com o impacto do fungo que atacou as plantas e fez a rentabilidade despencar. Isso levou ao abandono de muitas lavouras e a uma queda expressiva na produção interna, que só seria retomada gradativamente anos depois, com a expansão do cultivo para outros Estados brasileiros.

Apesar desses desafios, o cacau continua a desempenhar um papel crucial na agricultura. Segundo um estudo da Embrapa, o estado do Pará é o maior produtor nacional, superando a Bahia, e representa mais de 50% da produção total do país. Em 2020, o cultivo movimentou mais de 2 bilhões de reais no Estado, com mais de 150 mil toneladas produzidas. A região vem se destacando no cultivo, por conta da menor incidência da vassoura de bruxa, resultado de estações mais definidas, que impedem o ciclo de desenvolvimento do fungo.

Além da importância econômica, o fruto tem um papel sustentável, já que, segundo o levantamento, 70% do cultivo do cacau no Pará é feito em áreas degradadas na região Amazônica, majoritariamente por agricultores familiares e em sistemas agroflorestais. (SAF). Essa expansão sustentável do cacau na Amazônia tem tido um impacto positivo na geração de emprego, no aumento da renda de pequenos e médios produtores, na preservação da floresta e na redução do desmatamento.

Apesar da região Nordeste ocupar 69,7% da área nacional plantada, é a Norte quem lidera a produção nacional com cerca de 53,2% do volume total. A Bahia é o único estado produtor do Nordeste, ocupando a área de 403 mil ha, com média de 111,4 mil toneladas produzidas ao ano. Outra região que vem ganhando destaque no cultivo do cacau é o Espírito Santo. Com cerca de 24 mil hectares de área plantada, o Estado ocupa a terceira posição como produtor interno da fruta.

Segundo a Abicad, o consumo de chocolate no país vem aumentando nos últimos anos, alcançando 3,6 Kg/ per capita em 2022. O cacau e seus subprodutos ainda são amplamente utilizados na indústria de alimentos como ingrediente em sorvetes, biscoitos, bebidas e muito mais. Com tamanha procura, o Brasil já importou cerca de 30 mil toneladas da fruta, do início de 2023 até agora, visando atender a demanda interna. Esses dados mostram o enorme potencial dessa cultura para a prosperidade do agricultor e para impulsionar a agricultura nacional.

 

Adubação e manejo para alcançar o sucesso

Como em todos os cultivos, a nutrição e o manejo adequados desempenham um papel crucial no sucesso da lavoura. O cacau é uma cultura perene, que requer cuidados específicos ao longo de sua vida útil e que possui particularidades quanto aos métodos de plantio utilizados pela maior parte dos produtores rurais.

No Brasil, ele é majoritariamente cultivado no sistema conhecido como “cabruca”. Esse método envolve o plantio de cacaueiros sob a sombra de árvores mais altas e maiores, geralmente espécies nativas da região onde o cacau está sendo cultivado. Esse sistema é utilizado principalmente em áreas tropicais do país e ajuda a preservar a vegetação nativa ao redor das plantações, além de manter a biodiversidade local e proteger os ecossistemas naturais. Atualmente, a maior parte do cacau produzido no Brasil é plantado neste sistema.

No entanto, apesar de seu importante papel na preservação ambiental, esse método apresenta desafios quanto ao manejo. A falta de mão de obra qualificada e as condições difíceis de acesso impedem o uso de maquinários e tecnologia adequados para aumentar a produtividade. Um exemplo disso, são as lavouras localizadas em encostas, com grandes aclives, que inviabilizam muitas técnicas de manejo que potencializam a produção. Outro exemplo está na dificuldade em realizar protocolos de adubação adequados e realizar as podas que permitem à planta receber a quantidade de sol adequada para seu desenvolvimento.

Por conta destes fatores, a produção de cacau de qualidade pode ser mais demorada e exigir mais mão de obra e investimentos do produtor, o que pode afetar a viabilidade econômica, especialmente em comparação com práticas agrícolas de alto rendimento. Esses desafios apontam para a necessidade de aplicar novas rotinas de manejo, que possam ser adaptadas às características do terreno, bem como o emprego de uma nutrição vegetal balanceada, capaz de fortalecer as plantas, entregando alta produtividade e rentabilidade por hectare.

Neste sentido, o uso de fertilizantes adequados, como os desenvolvidos pela Yara, pode ajudar os agricultores a maximizar a produtividade e a qualidade das amêndoas de cacau, aumentando a lucratividade.

 

Nutrição para o sucesso

Além de nitrogênio, fósforo e potássio, o cacaueiro é naturalmente exigente em níveis de cálcio e magnésio. Para se desenvolver adequadamente, estes e outros nutrientes precisam estar disponíveis no solo. Por ser uma planta que produz durante todo o ano e apresenta diferentes estágios fenológicos ao mesmo tempo (floração, frutos em desenvolvimento e em maturação), a falta de qualquer um desses nutrientes pode limitar o desenvolvimento da cultura e afetar a qualidade das amêndoas, resultando em perda de produtividade.

Sendo assim, para oferecer uma nutrição completa ao cacaueiro, a Yara desenvolveu uma linha de fertilizantes que atende suas demandas nutricionais com oito nutrientes diferentes no mesmo grânulo. O YaraMila COMPLEX é uma fórmula única e inovadora projetada para fornecer macro e micronutrientes totalmente disponíveis e assimiláveis pela planta.

A apresentação em forma de fertilizante perolado com todos os oito nutrientes em um único grânulo, facilita a aplicação, reduz o risco de segregação de nutrientes e garante uma aplicação uniforme e eficiente. Além disso, o YaraMila COMPLEX possui alta solubilidade, o que faz com que os nutrientes sejam rapidamente disponibilizados para a planta. Essas características únicas promovem um crescimento consistente e elevam a produtividade das lavouras de cacau, além de aumentar a quantidade de amêndoas e facilitar o manejo do agricultor.

O baixo teor de cloro do YaraMila COMPLEX em conjunto com sua baixa salinidade o torna a melhor opção para as lavouras de cacau, que são especialmente sensíveis a estes fatores. O produto ainda apresenta baixo risco de acidificação do solo, o que ajuda a planta a absorver com mais eficiência os nutrientes presentes no solo e reduz a necessidade de correções com aplicações de calcário, otimizando tempo e recursos para o produtor rural.

Outra importante vantagem em optar pelo YaraMila COMPLEX está na sustentabilidade. Por conter nitrogênio nítrico e amoniacal, formas absorvidas diretamente pela planta, esse fertilizante não corre risco de volatilizar, assim como acontece com fertilizantes convencionais, a base de uréia. Com isso, o uso do produto não gera perdas de nitrogênio para a atmosfera, tornando sua aplicação mais eficiente e reduzindo impactos ambientais. Isso também facilita o manejo e o uso da mão de obra. Além disso, a Yara emprega a tecnologia de catalisadores em suas unidades de produção de fertilizantes nitrogenados, que reduz as emissões de gases de efeito estufa na fabricação dos insumos, o que reduz a pegada de carbono da linha YaraMila.

Isso é especialmente importante, já que a cultura do cacau no Brasil passa por um processo de transformação e busca de maior sustentabilidade. Agricultores e instituições estão trabalhando para melhorar as práticas agrícolas, promover uma produção mais sustentável e aumentar a qualidade das amêndoas de cacau. Isso já ocorre em produtores especializados e que apostam em tecnologia para produzir um fruto de maior qualidade, como é o caso de propriedades localizadas no Espírito Santo. No entanto, ainda é pouco, considerando a grande área de plantio da fruta no país e seu enorme potencial comercial.

Com a orientação adequada, o YaraMila COMPLEX pode melhorar significativamente o volume de produção de cacau, resultando em mais frutos por planta e mais rendimento de amêndoas por fruto o que impacta diretamente nos ganhos do agricultor. Lavouras demonstrativas que receberam um protocolo de nutrição Yara apresentaram um incremento de até 48% em produtividade quando comparado a lavouras sem fertilização. Quando comparada a áreas que receberam adubação convencional, a produtividade usando produtos da linha premium Yara foi cerca de 25% maior. Esses números mostram a importância do uso correto da nutrição vegetal para potencializar os resultados do plantio.

Para os produtores que querem alcançar resultados ainda melhores, é possível combinar o YaraMila COMPLEX com produtos da linha YaraVita e YaraLiva, que, juntos, podem oferecer maior resistência a estresses climáticos, melhor formação e pegamento de floradas e aumentam a tolerância das plantas às pragas e doenças. Isso dependerá das condições do solo, da lavoura e do tipo de manejo e investimento disponível para cada produtor e, por isso, devem seguir um planejamento adequado de nutrição vegetal.

Com anos de pesquisa e insumos de qualidade comprovada, os fertilizantes da linha premium Yara são a solução completa para o desenvolvimento do cacau, promovendo uma produção mais eficiente e sustentável. Com sua tecnologia avançada e qualidade comprovada, os produtos se destacam como aliados poderosos do manejo correto dos cultivos e na busca por maximizar a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Desse modo, a Yara reafirma seu compromisso com a agricultura de ponta a ponta, contribuindo para uma cadeia produtiva mais eficiente e sustentável e ajudando a devolver ao Brasil seu lugar de destaque entre os maiores produtores mundiais deste fruto tão importante para nossa história.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades